ENCONTRE AQUI

Para tempo escasso, solução é EaD!

Para atender de forma eficaz e mais ágil, a ABDI estuda com empresas fabricantes de ventiladores mecânicos solução EaD para capacitar profissionais para operar equipamentos

Kátia Maia | 26/03/2020

O iminente aumento dos casos de Covid-19 no Brasil exige que o país esteja preparado para o que está por vir. Há a necessidade de os hospitais se equiparem para atender ao número crescente de casos da doença, mas nem só de equipamentos vive o atendimento. É preciso profissionais qualificados. Ter equipamentos e pessoal qualificado suficiente nos hospitais pode ser o diferencial.

A ABDI está em contato com os quatro fabricantes nacionais de ventiladores pulmonares para desenvolver uma solução de Educação a Distância (EaD) que permita capacitar profissionais de saúde para operar esses equipamentos. “Primeiramente, identificamos a necessidade de aumentar a produção de ventiladores pulmonares. Depois, percebemos que haverá um outro gargalo: o de profissionais de saúde capacitados para montar e operar esses equipamentos”, esclareceu Andrea Macera, assessora especial da ABDI.

O aumento de produção dos ventiladores pode significar também a fabricação, por meio de parcerias, de outros tipos de ventiladores, diferentes dos que existem atualmente em operação no mercado brasileiro. Assim, haverá a necessidade de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas capacitados para operar também esses novos modelos que vierem a surgir.

“É uma solução EaD onde cada fabricante ensine como montar e operar esses ventiladores porque não há tempo para que a empresa vá em cada hospital para ensinar presencialmente como funciona. A ideia é desenvolver essa solução de ensino a distância para divulgar e permitir a capacitação”, esclarece Andrea.