ENCONTRE AQUI

Projeto do Digital BR Participa de evento internacional

O projeto Rastum, de rastreabilidade da cadeia do atum no Ceará, foi escolhido como case sustentável para participar do Blue Info Summit. O projeto faz parte do programa Digital.Br da ABDI.

CCOM | 24/06/2021

O projeto Rastum foi apresentado no primeiro Blue Info Summit como case sustentável de rastreabilidade. O evento internacional reuniu líderes da economia azul de vários países em quatro continentes e foi uma oportunidade para a troca de experiências e conhecimento sobre o futuro dos oceanos, dos mares e dos rios em todo o mundo.

“Rastreabilidade é uma obrigatoriedade aqui na Europa. Em Portugal e em toda a Europa não conseguimos vender um produto que não tenha a rastreabilidade desde a pesca até o prato do cliente”, declarou Manuel Tarré – presidente do conselho estratégico para a economia do Mar da CIP.  Ele participou do painel em que o Rastum foi apresentado e elogiou o projeto.

O Rastum é um projeto de sistema de rastreabilidade da cadeia do atum no Ceará que utiliza automação e inteligência artificial. Vinte embarcações de pesca e 10 indústrias de beneficiamento participam do Rastum e a rastreabilidade inclui ainda o transporte dos pescados até a indústria.

O projeto é um dos oito selecionados pelo programa Digital.BR da ABDI, voltado para a transformação digital de empresas e ecossistemas na região Nordeste do Brasil. O projeto está na fase final de implantação do piloto.

“Foi desenvolvido um sistema de rastreamento informatizado com interface para inserção e monitoramento de dados. O projeto prevê ainda a capacitação de pescadores e colaboradores”, explicou Samuel Câmara, da Universidade Estadual do Ceará, UEC, uma das parceiras do projeto.

Segundo ele, o Rastum é um projeto colaborativo que promove a redução dos custos por meio da rastreabilidade porque tem a possibilidade de otimizar a cadeia, identificar problemas ao longo dela e onde ocorrem e aumentar a produtividade de todos os atores envolvidos. “Checamos e validamos o desenvolvimento da solução a partir do ambiente onde é utilizado. Desde o pescador até a indústria e tem perspectiva de avançar ao consumidor” complementou.

De acordo com Roberto Gradvohl, presidente da Câmara Setorial da Economia do Mar e Águas Continentais da ADECE, “o Rastum é de fundamental importância para o desenvolvimento do setor pesqueiro e garantia do pescado para todo o sempre”.

O Blue Info Summit aconteceu no dia 22 de junho e teve como pressuposto principal o cenário de um mundo em grande transformação, onde compromissos voluntários são fundamentais para que se possa atingir as metas do ODS 14 – Vida Debaixo de Água. No evento, segundo a organização, a ideia foi “promover o estabelecimento de mais compromissos voluntários e explicar como é simples submeter os mesmos”. O evento, transmitido online, reuniu representantes da Europa e da Índia, Estados Unidos e Brasil.

Perdeu o evento? Assista: