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Projeto inscrito no Digital BR é lançado em Pernambuco

Intitulado Digital PE, o projeto vai apoiar a transformação digital de 30 pequenas e médias empresas das regiões metropolitana do Recife, Agreste e Sertão do São Francisco

CCOM | 02/03/2021

O Digital PE tem o objetivo de resolver desafios enfrentados por empresas por meio de soluções inovadoras digitais, com qualificação prática na jornada de transformação digital, suporte de especialistas e conexão direta com a rede de inovação de Pernambuco.

O projeto foi aprovado para a fase de piloto do edital do Programa Digital BR da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e tem como unidade executora o Núcleo de Gestão do Porto Digital. Serão beneficiadas micro, pequenas e médias empresas, que receberão ferramentas tecnológicas baseadas na metodologia de inovação aberta do innovation lab do Porto Digital. O investimento da ABDI para esta fase do projeto Digital PE foi de R$1,5 milhão. 

De acordo com a assessora da presidência da ABDI, Andrea Macera, o projeto Digital PE se destacou pelo ecossistema de inovação construído. Um dos objetivos do Digital BR é estimular a mobilização de redes e ecossistemas de inovação. “Ao unir instituições do Sistema S, Porto Digital, Secretários de Governo, agência de desenvolvimento, eles construíram uma rede muito favorável para a inovação dentro da região e garantir o sucesso do projeto", afirmou. 

O Digital PE é uma rede formada pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Recife; SOFTEX RECIFE - Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife; Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco – SEBRAE/PE; além do Porto Digital.

DIGITAL BR

O Digital BR é uma iniciativa da ABDI cujo objetivo é estimular projetos, programas e políticas propostos por redes e ecossistemas de inovação voltados para a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas. 

O primeiro edital teve o investimento de R$ 10,5 milhões da Agência e a região nordeste como beneficiaria. O programa contempla 3 etapas- fase de refinamento, fase de piloto e fase de escala. A fase de piloto vai até o dia 1 de julho. A previsão é que no dia 13 de julho seja divulgada a seleção dos projetos para a etapa de escala.