ENCONTRE AQUI

Salvador, um case de cidades inteligentes

Capital baiana é tema do primeiro evento Regional Connected Smart Cities para debater o processo de digitalização e conectividade das cidades. A ABDI é parceira de Salvador com programa Cidades Inteligentes

CCOM | 23/02/2021

Em parceria com Salvador, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está criando na capital baiana um ambiente de testes e de tecnologia que sirvam de exemplo para outras cidades do Nordeste, dentro do projeto Cidades Inteligentes da Agência. Salvador é a primeira capital do país a adotar um Plano Diretor de Tecnologia, com melhoras na qualidade de vida do cidadão.

A ABDI é parceira da prefeitura de Salvador na implantação de um Sandbox, “ambiente de demonstração de tecnologia para mobilidade urbana com semáforos inteligentes, software de reconhecimento facial, câmera de reconhecimento de placas para melhoria da fluidez do trânsito na região”, explicou Tiago Faierstein, Líder do projeto de Cidades Inteligentes da Agência. “Com o SandBox, a ABDI pretende fazer de Salvador um grande ambiente controlado de testes, para trazer para o ambiente real soluções para o cidadão e também o empreendedorismo”, disse.

Tiago participou do primeiro evento regional da plataforma Connected Smart Cities realizado nesta terça-feira (23/2) em ambiente virtual. O evento reuniu representantes de empresas, entidades e governo. “O interessante ao falar de Cidades Inteligentes é que o desenvolvimento de tecnologia não existe se não tiver uma política pública atrelada e o engajamento da população”, disse Tiago

No último ranking desenvolvido pela plataforma Connected Smart Cities, Salvador subiu doze posições, alcançando a 27ª posição. “Essa alteração significa a melhora da capital baiana em relação aos indicadores analisados e reflete um trabalho integrado”, explicou Willian Rigon, Diretor Comercial e Marketing e Sócio da Urban Systems. A Connected Smart Cities é uma plataforma de inovação e melhoria de cidades mais inteligentes e até agosto promoverá 26 eventos regionais envolvendo várias cidades do país.