ENCONTRE AQUI

Sete projetos são selecionados para próxima fase do Digital BR

Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia são os estados nos quais serão implementados os pilotos dos projetos classificados pelo programa Digital BR, da ABDI.

Kátia Maia | 07/11/2020

O programa Digital BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) selecionou sete projetos para a fase de implementação de piloto. O programa, voltado para a promoção da transformação digital de micro, pequenas e médias empresas no Nordeste, classificou os projetos: RASTUM, Redes Obras Digitais e Ecossistemas de Inovação Cariri, do Ceará; Digitaliza PMI e Pernambuco 4.0, ambos de Pernambuco; e Rede Sudoeste Digital, da Bahia; e transforma RN, do Rio Grande do Norte.

Os projetos foram selecionados dentre 17 (dezessete) que passaram pela fase de refinamento, quando foram utilizadas metodologias, mentorias e ferramentas para auxiliar as redes proponentes na melhor qualificação do problema e da solução, bem como na definição de um plano consolidado para a implementação do projeto em nível de piloto. Cada projeto selecionado para a próxima fase receberá o prêmio de R$ 1,5 milhão para implementação dos pilotos.

A avaliação de mérito dos projetos foi realizada por uma banca e, de acordo com o edital, ainda há o prazo, entre 9/11 e 13/11, para a interposição de recurso. “A eventual interposição de Recurso Administrativo contra essa decisão deverá ser realizada mediante envio das razões recursais à Comissão Permanente de Licitação, pelo e-mail: licitacao@abdi.com.br”, explicou Adryelle Pedrosa, Gerente da Unidade de Transformação Digital, da ABDI.

Conheça os projetos pré-selecionados para a próxima etapa:

RASTUM, CE -  primeiro colocado, prevê o desenvolvimento de um sistema de rastreabilidade com foco na cadeia do atum do Ceará, da captura ao beneficiamento. O sistema único permitirá a concentração das informações relativas às atividades industriais de pesca extrativa no estado e posterior acompanhamento e monitoramento por parte de entes privados e públicos intervenientes. Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 50 empresas de pequeno e médio porte nos municípios de Fortaleza e Sobral.

Digitaliza PMI, PE – visa alavancar a eficiência das indústrias, cobrindo diversos aspectos operacionais e táticos. Os três principais eixos do programa são: Implantação do MinA (Minha Industria Avançada), ferramenta de digitalização da produção que permite a visualização em tempo real da eficiência de uma linha de produção; adaptação do Programa Desenvolvimento da Gestão de Indicadores do SEBRAE (PDGI); e consultoria de Lean Manufacturing, do SENAI.Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 120 micro e pequenas empresas no setor industrial, localizadas nos municípios de Recife, Caruaru, Petrolina e Serra Talhada.

Rede Obras Digitais, CE - busca solucionar a falta de automação, pouca acurácia nos processos e a dificuldade na compilação dos dados coletados e na interpretação das informações geradas em operações da construção pesada. Propõe integrar dispositivos de sistemas embarcados às atividades operacionais da construção pesada.  O recurso facilita a comunicação, agiliza a realização de atividades, contribui para a redução de custos e automatiza processos manuais, mitigando ou reduzindo grande parte dos problemas pertinentes ao processo produtivo do segmento. Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 200 empresas de micro e pequeno e médio porte da indústria da construção pesada nos municípios de Fortaleza, Crateús, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Pernambuco 4.0, PE - Diante da baixa capacidade de inovação digital das MPMEs da indústria de transformação, que provoca perda de faturamento, baixa inovação, competitividade e produtividade, a solução proposta é focada nos resultados inversos e endereça cada uma das causas raízes deste problema. A solução proposta se baseia na metodologia de inovação aberta do Open Innovation Lab - OIL, do Porto Digital. Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 180 micro, pequenas e médias empresas do setor industrial, localizadas nos municípios de Recife, Caruaru e Petrolina.

REDE SUDOESTE DIGITAL, BA – proposta de estruturação de plataforma StartAPL permite a aproximação entre demanda por serviços, produtos e conhecimentos e as ofertas dos mesmos dentro de um Arranjo Produtivo Local ou uma Cadeia Produtiva. A metodologia do programa conta com quatro grandes etapas: Rota da transformação digital; Modelagem de negócios digitais; Desmistificação e implantação de tecnologias digitais; e Cultura da mudança. Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 5 mil empresas de micro e pequeno portes, do comércio e prestação de serviços, nos municípios de Vitória da Conquista e Guanambi.

Transforma RN, RN - proposta de Hub de Conexões para ofertar Programa de Transformação Digital, capaz de prospectar ativamente e identificar as reais necessidades das organizações nesse aspecto. Realização de trabalho a sensibilização e prospecção de empresários, por meio de eventos específicos, para despertar a necessidade e interesse sobre a proposta; aplicação de Diagnóstico do César, para identificação da maturidade digital da empresa; e, a partir das necessidades constatadas, elaborar plano de ação, para cada realidade em específico dentro dos 8 eixos de transformação digital. Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 550 micro, pequenas e médias empresas dos setores industrial, comercial e prestadores de serviços localizadas nos municípios de Natal, Caicó e Mossoró.

Ecossistema de Inovação Cariri, CE - Implantação de equipamentos digitais e programas de capacitações de profissionais atuantes no setor calçadista. Busca solucionar o problema por meio da transformação digital do ecossistema de inovação do Cariri. São ações em conjunto que geram sinergia entre os segmentos e visam quebrar paradigmas do setor produtivo, em seus diversos níveis de maturidade.
Espera impactar, na fase de piloto, cerca de 250 empresas de micro e pequeno porte do setor calçadista nos municípios de Juazeiro do Norte, Crateús e Iguatu.

Saiba mais sobre o Digital BR:

ABDI vai investir em redes para impulsionar a digitalização no Nordeste
Um programa a altura dos desafios do Brasil
Podcast- Digital BR
A transformação digital no nordeste  
Corre que ainda dá tempo
Prorrogadas as inscrições para o edital Digital BR
Digital BR tem projetos inscritos de oito estados do Nordeste
Digital BR mobiliza redes de inovação e alcança diversos segmentos da economia
Digital BR: 17 projetos classificados
Pernambuco classifica maior número de projetos por estado no Digital BR
Digital BR: é hora do treino