ENCONTRE AQUI

Startups mostram como inovar e empreender na Gramado Summit

Diário de Gramado | #Dia2: ideias que inspiram!

Karol Soares | 02/08/2019

Mais um dia de Gramado Summit. Muitas palestras, conteúdo rico, conexões e parcerias. Foi interessante observar um movimento completamente diferente de alguns anos atrás: cartões virtuais de contato; pessoas ajudando grandes empresas a pensar estratégias; todo mundo sendo um pouco de CEO e colaborando para a transformação nos negócios. O evento possibilitou um match perfeito entre a inovação e a criatividade.

O que não faltou foram empresas inovadoras. Qual seria a sua reação se uma empresa te entregasse sementes de salsinha ao invés de um cartão? E se essas sementes fossem entregues por uma empresa que fabrica tênis e carteiras? Aparentemente, uma coisa não nada a ver com a outra, certo? Pois é, a inovação nos pegou de surpresa também. A Dobra, e-commerce fundada por empreendedores do Rio Grande do Sul em 2016, agitou a 3ª edição do Gramado Summit e mostrou como a sustentabilidade pode alavancar uma marca.

A empresa comercializa carteiras e tênis de polietileno de alta intensidade, que consiste em várias fibras entrelaçadas. O material, totalmente reciclável, parece de papel, porém não rasga, é maleável e resistente a água. “Nossos produtos são as ferramentas que usamos para transformar o mundo em um lugar mais aberto e se tornar uma referência do bem. Esse é o nosso propósito”, explicou a responsável pelo marketing da Dobra, Ana Clara Schuler.

O grande diferencial da Dobra é que ela só fabrica por demanda, assim evitando o desperdício e os impactos negativos no Planeta. Outra característica bacana é que as estampas são colaborativas e os criadores ganham 5% em cima das vendas. Para Ana, o sucesso da marca está atrelado à preocupação da empresa em ser mais humana. “Nosso negócio é de gente para gente. As pessoas percebem isso e se engajam mais”, finalizou.

Desbravando os corredores do Serra Park, encontramos a Triider – uma startup gaúcha que veio para resolver os nossos problemas do lar. A ideia é genial: os empreendedores reuniram em um único aplicativo, profissionais de hidráulica, pintura, elétrica, encanamento e vários outros. É isso mesmo! Os perrengues domésticos acabaram.

Eles começaram em 2016 e já contam com mais de 300 profissionais cadastrados – além de uma fila de espera de mais quatro mil candidatos. E não precisa ter medo: a marca faz uma rigorosa seleção para cadastrar um profissional. A parte mais interessante é que a empresa oferece ao cliente sempre três opções de orçamento do serviço solicitado. “A pessoa escolhe o nosso profissional de acordo com as avaliações, por exemplo. O objetivo é atender à demanda deixando o cliente confortável com sua decisão”, explicou a Triider. O App está disponível para download gratuito para os sistemas IOS e Android. A princípio, eles só atendem em Porto Alegre, mas já planejam escalar e atender outros estados.

Um pouco mais a frente, uma startup de patinetes nos chamou atenção, a Pulga – a primeira empreendedora em mobilidade urbana de Porto Alegre. A marca possui mais de 20 postos de abastecimento espalhados pela cidade. O diferencial da Pulga é que eles possuem pontos fixos para a recarga do equipamento. “Não queremos que nossos patinetes atrapalhem os pedestres, por exemplo. Por isso estabelecemos que ele só pode ser devolvido nos pontos determinados”, explicou a marca. A Pulga fez o pré-lançamento dos patinetes na Gramado Summit e pretende colocar cerca de 100 unidades nas ruas gaúchas nos próximos dias.

Muitas empresas, muitas ideias... A Gramado Summit é inovação na veia. O evento vai até hoje (02), no Serra Park. Vale a pena conferir!