ENCONTRE AQUI

Transformação Digital 100% Gratuita!

Vinte e três empresas do Espírito Santo foram selecionadas para participar da fase piloto do programa Jornada Digital da ABDI. As empresas receberão, de forma gratuita, um planejamento estratégico para condução de sua transformação digital

CCOM | 25/06/2021

O programa Jornada Digital, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI, entrou na fase piloto e 160 micro e pequenas empresas de todo o país terão a oportunidade de receber consultoria gratuita relacionada à transformação digital dos seus empreendimentos. O programa tem a finalidade de testar e validar a metodologia de aceleração da maturidade digital.

“Ao participar do projeto a empresa tem a possibilidade de aumentar as vendas e o lucro, expandir a base de clientes e a atuação de mercado, além de outros ganhos importantes relacionados à produtividade e competitividade”, explicou Adryelle Pedrosa, Gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI.

Inicialmente, foram selecionadas 23 micro e pequenas empresas do estado do Espírito Santo para participar da primeira fase da etapa piloto, composta de quatro fases. A lista de empresas escolhidas atende aos mais variados setores da economia. “Ficou bem diversificado. Temos desde padaria, hotel, consultoria até indústria de metalurgia”, explicou Adryelle.  A participação no programa é 100% gratuita, sendo exigidos das MPES apenas o compromisso e engajamento nas atividades, que serão realizadas on-line.

“Quando me interessei pelo Jornada Digital, tinha em mente melhorar a gestão de papéis da empresa. Foi quando fiquei sabendo que o programa contempla muito mais do que isso. Não tive dúvida que seria bom para a empresa”, explicou Elaine Gomes, da Metalúrgica Goronci, empresa localizada no município de Serra, da Grande Vitória. Segundo ela, a Transformação digital hoje é uma necessidade, “a gente precisa evoluir, se reinventar para permanecer no mercado”, disse.

Também localizada no município de Serra, a Padaria e Confeitaria Ki Sabor, foi outra das contempladas. O empresário Gleydson Pinto de Oliveira confessou estar ansioso pelo início da fase piloto. “Adoro essa área digital para o meu ramo. Assisti a live sobre o programa Jornada Digital e resolvi participar”, disse. Ele avaliou que a pandemia veio para antecipar em dez anos o processo de digitalização das empresas. “As microempresas que investirem nisso vão ter muito sucesso agora e no futuro, não tem como ser diferente”, afirmou.

Para Vitor José Duarte, “a digitalização é um caminho sem volta”. Terceira geração à frente da empresa  Cerâmica Silvana, uma empresa familiar que fica no município de Linhares , ele explicou que “a sua expectativa em relação ao Jornada Digital é de conseguir utilizar melhor e mais profissionalmente as ferramentas digitais na empresa”.

O projeto piloto será dividido em 4 fases. As empresas participantes da segunda etapa serão selecionadas na cidade de Londrina, no Paraná. A fase piloto contribuirá para aprimorar as ferramentas e a metodologia que estão sendo desenvolvidas pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, juntamente com a ABDI. “Ao final da etapa de experimentação, espera-se ter ações que possam ser escaladas e utilizadas de forma autônoma por empresas de todo o país que desejem se inserir no universo digital”, concluiu Adryelle.

Você que é micro empreendedor, quer participar da fase piloto do Jornada Digital? Você poderá vir a ser uma das empresas selecionadas para a etapa piloto do Projeto Jornada Digital!

Clique aqui