ENCONTRE AQUI

Veículos elétricos compartilhados no Paraná

Agora é a vez do estado do Paraná implantar o compartilhamento de veículos elétricos em suas frotas públicas. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a ABDI e o governo estadual.

Kátia Maia | 11/02/2020

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, assina nesta quarta-feira, 12/02, o memorando de Entendimento com o governador do estado do Paraná, Ratinho Júnior, para a implantação de parceria em cases reais de soluções tecnológicas para Smart Cities.

O memorando prevê modelos de negócios sustentáveis, a começar pelo compartilhamento de carros elétricos para servidores do Governo do Estado. O objetivo é estimular a adoção de políticas sustentáveis, além da adoção e difusão de modelos de negócios inovadores em mobilidade urbana.

A assinatura do memorando permite a implantação de um MVP (Minimum Viable Product) de um sistema de compartilhamento de veículos elétricos oriundo do Living Lab – parceria ABDI e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), como solução tecnológica para Cidades Inteligentes. O software (MoVe), desenvolvido para o compartilhamento, permite reservar os veículos disponíveis e acompanhar sua localização.

O aplicativo rastreia o automóvel, monitora a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros são desbloqueados com cartões dos servidores cadastrados no sistema.

O Memorando de entendimento não implica em transferência de recursos, sendo que o prazo de vigência da parceria será de 40 (quarenta) meses. O Paraná é a segunda unidade da federação a firmar parceria com a ABDI para a implantação de carros elétricos em sua frota. O primeiro foi o Distrito Federal.

No Distrito Federal, o sistema o VEM DF foi implantado no ano passado em caráter piloto de compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas. No VEM DF, foram fornecidos 16 carros elétricos do modelo Twizy, da marca Renault.