ENCONTRE AQUI

Cidades Inteligentes

CONHECER PROJETO

Construindo as cidades do futuro.

Cidades Inteligentes (Smart Cities) usam a tecnologia para gerar eficiência nas atividades urbanas, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento econômico e melhora a qualidade de vida da população, de forma sustentável.

Com Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Big Data, por exemplo, as cidades inteligentes utilizam sistemas interligados e interoperáveis para o uso estratégico de infraestrutura, serviços e comunicação. Essas tecnologias reduzem custos de infraestrutura, operação e manutenção dos municípios e  capacitam a gestão pública para o atendimento às demandas sociais e econômicas da sociedade.

A ABDI atua na área com três projetos: o Living Lab, Eletromobilidade e Segurança Pública para Cidades Inteligentes.

Living Lab

O Laboratório Vivo é uma vitrine para demonstração e avaliação de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes. O intuito é promover maior competitividade e visibilidade às tecnologias instaladas no país relacionadas à Cidade Inteligentes.

Em janeiro de 2019, foi inaugurado o Living Lab de Cidades Inteligentes, em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR).  Os testes estão focados em três pilares: usabilidade, interoperabilidade e cybersegurança. 
Nos primeiros seis meses de criação, o laboratório recebeu a visita técnica de cerca de 100 gestores municipais interessados na aplicação das tecnologias em seus municípios.

No Parque estão disponíveis para a visitação, no âmbito da parceria, até o momento, as seguintes soluções:

- Rede de iluminação pública inteligente (ILP), com câmeras, wi-fi, sensor de tiro, sistema de identificação facial e reconhecimento de padrões;

- Sistema de monitoramento aéreo por drones integrados às luminárias e;

- Sala de comando e controle que integra também as tecnologias já implementadas no PTI, como compartilhamento de veículos elétricos e bicicletas e medidores de água e energia inteligentes.

Eletromobilidade

O objetivo do projeto é demonstrar uma das soluções tecnológicas já testadas no Living Lab, em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em ambientes reais, fora do ambiente controlado.

O Projeto VEM DF demonstra as vantagens do compartilhamento de veículos elétricos por meio da parceria ABDI, PTI e Governo do Distrito Federal. Os servidos da capital do país se deslocam entre os órgãos do governo utilizando o sistema de compartilhamento de veículos elétricos baseado em um software com informações em tempo real do deslocamento dos veículos, quilometragem utilizada e redução da emissão dos gases do efeito estufa, além de controlar o agendamento e utilização dos veículos.

O Distrito Federal além de contar com as vantagens de boas condições climáticas e relevo, características relevantes para a mobilidade elétrica, também é uma vitrine para o setor público e para a iniciativa privada interessada no compartilhamento e no mercado de veículos elétricos.

Segurança Pública para Cidades Inteligentes

O projeto de demonstração da integração de tecnologias de IoT de inteligência artificial com foco em segurança pública será implementado na Ponte da Amizade, na Aduana da Receita Federal, em Foz do Iguaçu, PR. 
Replica, em ambiente real, o sistema inteligente de luminárias com câmeras de identificação facial e placas de veículos, sensores de tiro e câmeras de reconhecimento de padrões (inteligência artificial), também é uma solução já testada no Living Lab.

A expectativa é que o uso das tecnologias contribua a eficiência no controle de entrada e saída de criminosos, armas, drogas e mercadorias ilegais. Com as tecnologia de reconhecimento facial, também será possível auxiliar na busca de criminosos procurados. Espera-se que com a demonstração da tecnologia, outras regiões de fronteira do país repliquem essas soluções.

O projeto é uma parceria da ABDI com a Receita Federal e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico.