Ao todo, 32 projetos se inscreveram para participar da segunda edição do programa Digital.BR, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), voltado para a Transformação Digital de micro, pequenas e médias empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país. As inscrições se encerraram no dia 21 de janeiro de 2022.
O Nordeste, região com mais estados, apresentou dezoito propostas, sendo que o Ceará foi o estado que mais submeteu projetos, quatro ao todo; seguido do Rio Grande do Norte e do Mato Grosso do Sul, com três cada. As regiões Centro Oeste e Norte apresentaram 7 e 6 projetos respectivamente.
“Agora, o Digital.BR entra na fase de avaliação e seleção das propostas, quando os projetos passarão pela análise técnica de viabilidade para prosseguirem para a etapa de aperfeiçoamento metodológico”, explicou Adryelle Pedrosa, gerente da Unidade de Transformação Digital (UDT) da ABDI. O resultado final com os nomes dos projetos classificados para essa etapa sairá no dia 21 de março.
Do total de inscritos, 20 projetos serão selecionados para a primeira fase de aperfeiçoamento metodológico, sendo um por Unidade Federativa (UF) e, posteriormente, dez passarão para a fase piloto.
Cada selecionado poderá receber até R$ 1,5 milhão nas duas etapas do programa – piloto e escala. Para participar, é necessário que cada projeto contemple redes de ecossistemas de inovação regionais compostas por 3 ou mais instituições sem finalidades lucrativas.
Conheça o programa Digital.BR
Denominado Digital.BR, o programa, por meio dos seus editais, tem a missão de contribuir para o desenvolvimento da capacidade produtiva das micro, pequenas e médias empresas, visando a melhoria de sua produtividade. O programa também tem como objetivo ampliar as condições e características produtivas das regiões do país que lidam com grandes desafios econômicos, sociais e tecnológicos.