32ª Conferência Anprotec premia o case Edital de Autopeças, da ABDI e Sindipeças

32ª Conferência Anprotec premia o case Edital de Autopeças, da ABDI e Sindipeças

Edital de Inovação para Cadeia de Autopeças foi o favorito na categoria “Melhor Relato de Boas Práticas” 

O Edital de Inovação para a Cadeia de Autopeças, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), foi tema do “Relato de Boas Práticas” premiado em primeiro lugar na 32ª Conferência Anprotec.

Com o objetivo de estimular o processo de digitalização do setor e acelerar a eficiência e produtividade da cadeia de autopeças, o edital promovido pela ABDI selecionou quatro iniciativas. Cada uma delas contou com uma empresa-âncora – grande player do segmento – e um fornecedor. Os projetos apresentaram soluções distintas, como o uso de sensores inteligentes para a melhoria dos processos de medição e controle; uso de Internet das Coisas (IoT) para melhorar a gestão de moldes; processos de gestão de manutenção preditiva, entre outros.

Todos os quatro adotam tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 que ampliam a competitividade das empresas. As ideias propositivas e os resultados encontrados foram descritos na categoria “Relato de Boas Práticas”, da Chamada de Trabalhos realizada durante a Conferência. Foram avaliados o ambiente de inovação, as soluções encontradas para um problema, acompanhada da apresentação de resultados alcançados.

No total, foram inscritas 99 apresentações, que concorreram em duas categorias: “Artigo técnico” e “Relato de Boas Práticas”. O comitê de avaliação selecionou os dois melhores, sendo um de cada categoria.

Esse edital da ABDI já conta com diversos resultados positivos para as empresas e entidades envolvidas. Esperamos que os aprendizados e resultados desses esforços possam servir como referência para outras empresas do setor e para outros segmentos industriais”, ressalta Simone Uderman, analista de Produtividade e Inovação da ABDI.

Conheça os projetos premiados:

Continental e Multitools
MWM e Arkmeds
Brose e Denk
Oxipira e MOB

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas