ABDI consolida liderança brasileira em BIM no Rebuild 2026, em Madrid 

ABDI consolida liderança brasileira em BIM no Rebuild 2026, em Madrid 

No principal evento europeu de inovação na construção, Agência destacou resultados da Estratégia BIM BR e ampliou o diálogo internacional sobre digitalização do setor

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participou do Rebuild 2026, realizado entre os dias 24 e 26 de março, em Madrid (Espanha), reforçando o protagonismo do Brasil na transformação digital da construção civil e na adoção do BIM (Modelagem da Informação da Construção). 

Convidada para compartilhar experiências, a ABDI apresentou resultados da Estratégia BIM BR e da caravana Democratizando BIM, iniciativa que tem ampliado o acesso à metodologia em estados e municípios, contribuindo para a modernização do setor no país. 

Durante os painéis, a Agência destacou as ações desenvolvidas no Brasil e o intercâmbio internacional promovido pelo evento. “Hoje estamos em Madri, na Espanha, participando de um painel sobre maturidade BIM e compartilhando as experiências das ações da Agência, com destaque para a Caravana Democratizando BIM, a plataforma BIMBR e a Biblioteca Nacional BIM. Tem sido uma experiência muito rica poder trocar conhecimentos com outros países, especialmente com a Espanha”, afirmou Leonardo Santana, analista de Produtividade e Inovação da Unidade de Transformação Digital. 

A ABDI também ressaltou os avanços das políticas públicas brasileiras e o impacto do BIM na eficiência, transparência e redução de custos em obras públicas e privadas. O evento promoveu ainda a troca de experiências com países da Europa e da América Latina, evidenciando a importância da cooperação internacional para a digitalização da construção. A comitiva brasileira foi coordenada pela Conexão BIM e contou com representantes do governo e da iniciativa privada, reforçando o esforço conjunto para consolidar o BIM como estratégia nacional.