ABDI, Abramat e BFB lançam Guia de Objetos BIM

ABDI, Abramat e BFB lançam Guia de Objetos BIM

Documento apresenta orientações para a digitalização dos materiais fabricados pela indústria da construção civil

Nesta quarta-feira, 31/7, foi lançado o Guia de Objetos BIM, uma publicação relevante para a digitalização dos materiais fabricados pela indústria da construção civil. O evento ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em São Paulo (SP).

O Guia de Objetos BIM é mais uma iniciativa do BIM Fórum Brasil (BFB) em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira de Indústrias de Materiais de Construção (Abramat).

O analista de Produtividade e Inovação da ABDI Leonardo Santana participou do lançamento e destacou a importância do documento para engajar a indústria. “O Guia é uma forma de sensibilizar o setor para integrar o universo BIM e ajudar de diversas formas. E vai mostrar por que, o que e como fazer [a digitalização dos materiais. Esperamos sensibilizar o maior número de empresários”.

Segundo Leonardo, a criação do documento está em total sintonia com a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM do governo federal. “Esse é um tema especial e que mostra a visão do governo para o aumento de produtividade e da competitividade da construção civil brasileira”, concluiu.

O “Guia de Objetos BIM para a Indústria de Materiais de Construção”, composto por três capítulos, apresenta conteúdo orientativo que vai auxiliar os gestores da indústria da construção a digitalizar os materiais fabricados e as informações de composição (tamanho, cor, matéria-prima etc.) de cada produto, que serão usados na edificação de um empreendimento. O documento é uma forma de incentivo à digitalização do setor da Arquitetura, Engenharia e Construção e ao uso da metodologia Building Information Modelling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção no planejamento e construção de um empreendimento.

“Os objetos BIM vão ser a forma pela qual a indústria se comunica com o setor da construção, para que o setor consiga fazer um modelo virtual, fazer o planejamento, fazer todos os processos que antes eram feitos por levantamentos manuais”, explica o vice-presidente do BFB, Humberto Farina.

A diretora-técnica da Abramat, Laura Marcellini, destacou a relevância da sensibilização do setor, principalmente para garantir a autoria do produto e fortalecer a competitividade. “É fundamental que a indústria se interesse e avance, porque se ela não colocar a sua informação em formato de objeto alguém vai fazer, e é importante que seja feito pelo fabricante”, orientou.

Também participaram do evento o professor da Escola Politécnica da USP  Eduardo Toledo  e oDiretor da iBIM Projetos e Consultoria  Alex Roda.

BIM
A Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil, instituída pelo decreto nº 11.888/2024, define BIM como o conjunto integrado de processos e tecnologias que permite criar, utilizar, atualizar e compartilhar, de modo colaborativo, modelos digitais de uma construção.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas