ABDI acompanha fase de escala do Mais Performance no RN

ABDI acompanha fase de escala do Mais Performance no RN

Projeto foi selecionado pelo programa Digital BR, que busca fomentar políticas e projetos para a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas dos setores de indústria e serviços.

O Analista de Produtividade e Inovação da ABDI, Antonio Tafuri, junto com técnicos do Sebrae Rio Grande do Norte e equipe da startup NUT, acompanhou a fase de escala do Mais Performance no Estado. O projeto é um dos vencedores do 2º Edital do programa Digital BR e visa implementar um sistema inteligente para o controle e gerenciamento em tempo real da produção industrial.

Para Tafuri, essa foi uma oportunidade de observar de perto o impacto do projeto nos negócios locais. “Visitamos tanto pequenos empresários quanto indústrias com mais de 60 funcionários. Mesmo em fase de escala, já é possível perceber o entusiasmo dos empresários com os ganhos na implementação dos processos produtivos,” afirmou o analista da ABDI.

De acordo com a analista técnica do Sebrae, Ana Carolina, o projeto atualmente beneficia mais de 150 empresas dos setores de moda e alimentos no Rio Grande do Norte. “Já estamos conseguindo mostrar os ganhos do Mais Performance, que tem um impacto positivo para que os negócios possam trabalhar com mais produtividade, chegando até a expandir sua capacidade de forma eficiente e escalável” afirmou.

Negócios atendidos

Entre os negócios atendidos pelo projeto está o do empresário Fred Fonseca, CEO e fundador da Faz Contato Camisetas e Design. Ele conheceu a ABDI através do Sebrae RN no 1º edital do Digital BR, durante o período da pandemia, por meio do projeto Transforma RN. “O Transforma RN nos trouxe uma clareza do nosso negócio, mapeando cada processo. Agora, com o Mais Performance, temos a tecnologia, um software que nos ajuda a medir nossa produtividade e alcançar uma performance ainda melhor. Com esse projeto, com certeza seremos uma empresa ainda mais competitiva, atendendo não só nosso estado, mas todo o Brasil.”

No segmento de alimentação, outro negócio que já vê resultados com o projeto é a confeitaria Jolie, dirigida pelo empresário Caio Danielli. Além de vender doces, bolos e salgados, o negócio, que está há mais de 10 anos no mercado, é uma pequena indústria com 66 colaboradores e realiza produções diárias para suas quatro unidades em Natal. “Esperamos que o projeto nos ajude a mapear 100% dos nossos processos na fábrica, permitindo desvendar um dos grandes desafios da indústria: conhecer o tempo gasto em cada etapa para termos um cálculo preciso de mão de obra investida na produção,” afirma Caio.

Sobre o Mais Performance

O projeto Mais Performance implementa um sistema inteligente que resolve problemas de baixa eficiência produtiva e de controle, permitindo que as empresas monitorem a produção ao longo do dia, promovendo ajustes e identificando causas de problemas. Selecionado pelo 2º edital do Programa Digital BR, o projeto é desenvolvido pelo Sebrae RN e, atualmente, está em fase de escala, atendendo mais de 150 empresas dos setores de moda e alimentos.

Sobre o Digital BR

Lançado em 2020 pela ABDI, o Programa Digital BR busca fomentar políticas e projetos para a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas dos setores de indústria e serviços. O 2º Edital contempla projetos que atendem empresas do Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com foco na melhoria das condições produtivas regionais. O edital se divide em duas fases: a fase piloto, de teste e experimentação, que impactou mais de 600 empresas em 10 estados, e a fase de escala, em que os seis projetos selecionados deverão beneficiar cerca de 820 empresas, expandindo e difundindo soluções para um público maior.