ABDI apresenta em Barcelona experiência com cidades inteligentes

Tema é um dos focos de atuação da Agência, que aposta no 5G para alavancar o uso das tecnologias para cidades e melhorar sua gestão

Pela primeira vez o Brasil tem um espaço na Smart City Expo World Congress. A iniciativa é uma ação conjunta da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e da empresa israelense Juganu. O evento é o principal congresso mundial que discute temas relacionados às cidades inteligentes e acontece entre os dias 15 e 17 de novembro em Barcelona, reunindo pessoas e autoridades do mundo inteiro.

A ABDI levou ao Congresso a sua experiência com o programa Conecta 5G, que, entre outras ações, faz parceria com municípios brasileiros para a instalação de luminárias inteligentes com antena 5G integradas, que oferecem aos municípios brasileiros a infraestrutura tecnológica para a conexão da quinta geração móvel. A iniciativa contou ainda com presença do CEO da Juganu Eran Ben-Shmuel, do diretor superintendente do PTI-BR, general Eduardo Garrido, e do diretor de negócios da Apex-Brasil, Lucas Fiuza.

Para Igor Calvet, presidente da ABDI, a participação brasileira no evento tem duplo objetivo: expor o trabalho que essas instituições têm feito no país para o fomento das cidades inteligentes, e atrair potenciais investidores e empresas de base tecnológica para explorar o mercado brasileiro, que tem mais de 5 mil municípios.

Agenda em Barcelona
A comitiva da ABDI que está no evento foi recebida pelo Cônsul Geral do Brasil em Barcelona, embaixador Clemente de Lima Baena Soares, que tem apoiado muito a iniciativa de o Brasil ter um espaço oficial no evento. “Para o êxito de nossa ação foi muito importante contar com o apoio do consulado”, ressaltou Calvet.

Durante a agenda, foi realizada reunião com representantes do ICities, empresa que levou para o evento, em Barcelona, um grupo de prefeitos brasileiros para conhecerem o que há de mais moderno no mundo para a gestão das cidades. Nesse encontro, foram debatidas possibilidades de participação em edições futuras da Smart City Expo World Congress e de outros congressos que discutem temas relevantes para o desenvolvimento das cidades inteligentes no Brasil.

Houve ainda uma reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que também está no evento com cerca de 50 representantes municipais, dentre eles os prefeitos Duarte Nogueira (Ribeirão Preto – SP), que lidera a comitiva, Roberto Naves (Anápolis – GO), Edmilson Rodrigues (Belém do Pará – PA), Alan Guedes (Dourados – MS) e Paulo Faria do Vale (Rio Verde – GO) .

Multimídia

MetaIndústria