Instituições e produtores rurais no sul de Roraima colhem os frutos de dois anos de intenso trabalho com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O principal resultado foi a criação de uma cadeia produtiva de frutas processadas integrada. A série de atividades desenvolvidas resultou na melhoria da capacidade de fornecer produtos agroecológicos e serviços de alta qualidade a preços competitivos, em prol do desenvolvimento econômico e social.
Durante o primeiro biênio do Projeto de Estruturação da governança do Arranjo Produtivo Local (APL) para agricultores do Sul de Roraima, a ABDI fez a articulação de 15 instituições com produtores e empresários locais. As parcerias foram essenciais para a formação, capacitação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologia e inovação na região. Mais de 500 pessoas entre produtores e empresários locais foram diretamente impactadas pelo APL.
Para a implementação do programa, a ABDI fez a análise das dimensões econômicas, político institucionais, sociais, ambientais e culturais do estado e identificou as melhores condições estruturais na constituição de um APL de Frutas Processadas na região.
A participação e a mobilização da comunidade rural e do trabalho competente de importantes parceiros como o SEBRAE, a EMBRAPA, os centros e instituições de ensino e pesquisa do estado de Roraima são fundamentais para que o programa continue.
De acordo com o gestor do Programa da ABDI, José Ângelo Orlando, o APL é uma construção e tem que ocorrer com as pessoas. “O comitê gestor está pronto e já temos todos os membros. Agora é importante que o Estado e as prefeituras se apoderem desse instrumento para transformar ele em realidade, viabilizando o encontro das empresas processadoras de frutas com os produtores de frutas”, disse ao ressaltar que a relação entre essas duas partes é importante. “É o que caracteriza toda a nossa ação de viabilizar recursos, formas de escoação de produção”.
Arranjo Produtivo Local
Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações de empresas e empreendimentos, localizados em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva, algum tipo de governança e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.