ABDI completa 19 anos de apoio ao desenvolvimento da indústria brasileira

ABDI completa 19 anos de apoio ao desenvolvimento da indústria brasileira

Decreto n° 5.352 instituiu a Agência em 24 de janeiro de 2005. Nesta quarta-feira, os colaboradores celebraram a data com um café da manhã coletivo

Criada pela Lei nº 11.080, de 30 de dezembro de 2004, e regulamentada pelo Decreto nº 5.352, de 24 de janeiro de 2005, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) completou 19 anos nesta quarta-feira (24/01). Ao longo de quase duas décadas de estímulo ao desenvolvimento do setor produtivo nacional, a ABDI difundiu novas tecnologias e novos modelos de negócios, incentivando a transformação digital das empresas e apoiando a política de neoindustrialização, sem abrir mão da sustentabilidade.

Em um café da manhã dedicado a todos os colaboradores, a presidente interina Cecília Vergara lembrou o primeiro processo seletivo da Agência, quando a prova abordou a política industrial e o tema ainda era novo e desafiador. “Esta gestão mostrou que a ABDI pode fazer muito mais, além de promover a execução da política industrial”, destacou. “Temos capacidade para fazer várias coisas e, ao mesmo tempo, temos equipe qualificada. Orgulhem-se do trabalho da ABDI”, discursou.

Na segunda-feira (22/01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou a Nova Indústria Brasil, política industrial construída pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), com ações previstas até 2033.

Atuando na interface entre governo e empresas, a Agência promove a qualificação de políticas públicas e ações estratégicas voltadas ao aumento da competitividade e da produtividade da economia brasileira, sobretudo frente aos desafios da era digital.

Fotos: Lula Lopes/ABDI

“A ABDI chega para solucionar, para resolver, realizar e entregar. Parabéns a toda a equipe da ABDI, a todos os técnicos e gerentes. Estou feliz por estar aqui com vocês e, agora, renovado”, celebrou o diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico, Carlos Geraldo Santana, que este mês foi reconduzido ao cargo por mais um mandato de quatro anos.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, lembrou a importância da criação, no ano passado, da diretoria voltada à sustentabilidade industrial e ressaltou o trabalho dos colaboradores. “O que vocês fizeram até aqui proporcionou que a Agência hoje seja reconhecida e procurada”, disse. “Chegamos aos 19 anos com essa experiência acumulada de quem cuidou do desenvolvimento das empresas do Brasil e, agora, mais preparados ao colocarmos a sustentabilidade na nossa discussão”, acrescentou.

Para conferir como foi a comemoração, veja o álbum de fotos.

Café da manhã - 19 anos da ABDI

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas