ABDI dá start no Renovar

ABDI dá start no Renovar

Dirigentes da Agência acompanharam o início das operações em fábrica de Goiânia

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) visitou a fábrica da UP Diesel nesta segunda-feira (1), em Goiânia (GO). O local realiza desmanche de veículos pesados, como ônibus velhos, no âmbito do projeto Renovar – iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e ABDI.

A meta é desmontar 122 ônibus antigos, comprados pela UP Diesel no mercado, e criar em 6 meses um padrão de funcionamento que ocorra por todo o país e estimule a transição energética no Brasil. A empresa foi licitada para esse tipo de serviço e conta com aporte de recursos dos dois órgãos para viabilizar a operação.

“Estamos construindo um modelo que ajude a reciclar caminhões e ônibus mais velhos. Com o desmonte profissional deles e a reintegração desses materiais em diferentes cadeias produtivas a gente começa uma etapa muito importante de circularidade. É um passo decisivo para construir uma indústria estratégica, como a de reciclagem de veículos pesados”, disse o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli.

A diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, reforçou esses objetivos: “Esse projeto existia há 3 anos, mas nunca saiu do papel. Hoje temos um direção na ABDI que voltou seus esforços para essa missão, que consta na NIB. Uma missão fundamental para a preservação e sustentabilidade da indústria”.

Em breve, o portal da ABDI terá uma câmera em tempo real mostrando o desmonte dos veículos e um dashboard com dados sobre a reciclagem.

“Qualquer cidadão poderá ver o Renovar na prática e ter acesso a uma gama de informações sobre a importância do projeto no Brasil. Redução de emissão de gases nocivos, reaproveitamento de peças e muito mais. Estamos só começando”, explicou o gerente de Comunicação e Marketing da ABDI, Bruno Trezena.

Também estiveram na visitação o gerente de Nova Economia e Indústria Verde, Marcelo Gavião, o analista Samy Kopit e a direção da UP Diesel.