A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, participou do painel “Visão Atual da Indústria de Defesa Brasileira” em evento que ocorreu, nesta segunda-feira, 8, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Perpétua apresentou o trabalho da ABDI junto à indústria de defesa e defendeu que o setor é estratégico para o crescimento industrial e para a soberania do país.
Perpétua abordou a importância de o Brasil estar preparado para futuras questões de embate com outros países. “Isso só é possível com uma indústria de defesa forte e produtiva”, afirmou. Em sua fala, a diretora também apontou a necessidade de investimentos mais robustos na área, em defesa do crescimento econômico e do interesse nacional.
O diretor técnico da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), Armando Lemos, destacou o papel do grupo que reúne mais de 230 associados, em 14 estados brasileiros, e movimenta cerca de U$ 4 bilhões em vendas anuais, representando 4,78% do PIB brasileiro.
Para Lemos, a base industrial de defesa pode ampliar seu papel como componente de política externa e desenvolvimento tecnológico. “Por isso, o papel da associação e da ABDI se complementam em reforçar a importância do setor para o desenvolvimento do país”, afirmou.
Já o diretor do Departamento de Produtos de Defesa (Deprod) do Ministério da Defesa, General Santos, apresentou o trabalho do setor e colocou a pasta à disposição para alinhamentos entre as Forças Armadas e o setor industrial.
Foto: Paulo Mesquita/ABDI