O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, participou nesta sexta-feira, 08, em Brasília, da 24ª Semana Universitária da UnB (Semuni). Cappelli foi um dos palestrantes do minicurso “Reindustrialização Solidária e a Nova Indústria Brasil (NIB)” e falou sobre “A inovação tecnológica e o alcance social do desenvolvimento industrial”, no auditório do Centro para Estudos Avançados da Universidade de Brasília (UnB).
Para ilustrar o cenário da reindustrialização do país e as ações do Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento do setor industrial brasileiro, Ricardo Cappelli defendeu a NIB como um mecanismo estratégico para a promoção da neoindustrialização no país.
“O Governo Federal lançou a NIB e é o que o mundo inteiro está fazendo. E sempre explico isso a partir de dados de uma publicação feita pelo FMI [Fundo Monetário Internacional], lançada em janeiro deste ano, e que mostra o panorama da política industrial. O documento mostra que em 2023 houve 2.500 novas políticas industriais no mundo, 48% dessas políticas estão concentradas na China, Estados Unidos e União Europeia com impacto de 71 % no comércio global”, destacou o presidente da ABDI.
De acordo com o presidente da Agência, o mundo voltou a fazer política industrial a partir de algumas evidências: a dependência internacional de suprimentos para combater intercorrências como o caso da Covid-19; as tensões geopolíticas, a reorganização da cadeia global de suprimentos.
“Não é um esforço simples, e o desafio é conseguirmos levar a cabo nossa industrialização. As seis missões da NIB trazem um conjunto de iniciativas: o Plano Brasil Mais Produção, com mais de R$ 400 bi de crédito a juros de mercado; o programa Mover para transição energética; o Depreciação Acelerada para modernização de máquinas e equipamentos; Letra de Crédito de Desenvolvimento; Lei do Bem; entre outras iniciativas”, enumerou.
Também participaram da mesa o professor Renato Dagnino, do departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, e Gustavo Alves, chefe de gabinete da secretaria-executiva do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
24ª Semana Universitária da UnB
Promovida pela Universidade de Brasília (UnB), este ano a Semana Universitária mobiliza a comunidade universitária e sociedade do Distrito Federal ao redor de atividades de extensão, que se estenderão até dia 10 de novembro, nos quatro campi.