ABDI destaca na UnB importância da NIB para neoindustrialização do país

ABDI destaca na UnB importância da NIB para neoindustrialização do país

Ricardo Cappelli foi um dos palestrantes do minicurso sobre política industrial realizado durante a 24ª Semana Universitária da UnB

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, participou nesta sexta-feira, 08, em Brasília, da 24ª Semana Universitária da UnB (Semuni). Cappelli foi um dos palestrantes do minicurso “Reindustrialização Solidária e a Nova Indústria Brasil (NIB)” e falou sobre “A inovação tecnológica e o alcance social do desenvolvimento industrial”, no auditório do Centro para Estudos Avançados da Universidade de Brasília (UnB).

Para ilustrar o cenário da reindustrialização do país e as ações do Governo Federal para impulsionar o desenvolvimento do setor industrial brasileiro, Ricardo Cappelli defendeu a NIB como um mecanismo estratégico para a promoção da neoindustrialização no país.

“O Governo Federal lançou a NIB e é o que o mundo inteiro está fazendo. E sempre explico isso a partir de dados de uma publicação feita pelo FMI [Fundo Monetário Internacional], lançada em janeiro deste ano, e que mostra o panorama da política industrial. O documento mostra que em 2023 houve 2.500 novas políticas industriais no mundo, 48% dessas políticas estão concentradas na China, Estados Unidos e União Europeia com impacto de 71 % no comércio global”, destacou o presidente da ABDI.

De acordo com o presidente da Agência, o mundo voltou a fazer política industrial a partir de algumas evidências: a dependência internacional de suprimentos para combater intercorrências como o caso da Covid-19; as tensões geopolíticas, a reorganização da cadeia global de suprimentos.

“Não é um esforço simples, e o desafio é conseguirmos levar a cabo nossa industrialização. As seis missões da NIB trazem um conjunto de iniciativas: o Plano Brasil Mais Produção, com mais de R$ 400 bi de crédito a juros de mercado; o programa Mover para transição energética; o Depreciação Acelerada para modernização de máquinas e equipamentos; Letra de Crédito de Desenvolvimento; Lei do Bem; entre outras iniciativas”, enumerou.

Também participaram da mesa o professor Renato Dagnino, do departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, e Gustavo Alves, chefe de gabinete da secretaria-executiva do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

24ª Semana Universitária da UnB

Promovida pela Universidade de Brasília (UnB), este ano a Semana Universitária mobiliza a comunidade universitária e sociedade do Distrito Federal ao redor de atividades de extensão, que se estenderão até dia 10 de novembro, nos quatro campi.