ABDI destaca o potencial dos Data Spaces para o agronegócio no Futurecom 2024

ABDI destaca o potencial dos Data Spaces para o agronegócio no Futurecom 2024

Isabela Gaya apresenta oportunidades de negócios no setor agrícola

A gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Isabela Gaya, participou do painel “O Papel e a Importância dos Data Spaces no Desenvolvimento da Nova Economia de Dados”, realizado quarta-feira (9), em São Paulo, durante o Futurecom 2024. Em sua fala, Isabela ressaltou o potencial dos Data Spaces para transformar o agronegócio brasileiro por meio da ampliação do compartilhamento de dados e da criação de novos modelos de negócios.

“A Futurecom é um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil e, este ano, trouxe entrevistas e discussões importantes sobre tendências como a expansão do 5G, 6G, IA generativa, cibersegurança e Data Spaces. No evento, lançamos o estudo AgroDataSpace, realizado com parceiros, que apresenta a importância do compartilhamento de dados de produção para aumentar o valor da cadeia produtiva, democratizar o acesso à tecnologia e promover a competitividade do setor, além de destacar desafios e oportunidades para novos modelos de negócios”, afirmou Isabela.

Moderado por Flávio Maeda, vice-presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC), o painel reuniu especialistas dos setores público e privado para discutir os desafios e as oportunidades dos Data Spaces. O conceito, que foi apresentado por Sonia Jimenez, da International Data Spaces Association (IDSA), ganhou relevância como facilitador da interoperabilidade de sistemas e da proteção de dados, elementos essenciais para o desenvolvimento da economia digital.

Marcos Pinto, representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), destacou o papel do governo federal no apoio ao desenvolvimento de uma infraestrutura de dados que viabiliza novos negócios digitais, enquanto Rodrigo Pastl Pontes, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), reforçou a importância dos Data Spaces para o setor industrial.