ABDI e ABESpetro debatem PD&I na cadeia de óleo e gás offshore

ABDI e ABESpetro debatem PD&I na cadeia de óleo e gás offshore

Associação brasileira do setor conta com apoio da Agência para aperfeiçoamento dos instrumentos de incentivo a pesquisa e desenvolvimento

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 29/02, na sede da Agência, com a diretoria-executiva da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro). A visita da entidade, que representa as empresas da cadeia produtiva de óleo e gás offshore no Brasil, tratou da gestão de recursos voltados a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do setor.

No encontro, o presidente-executivo da ABESPetro, Telmo Ghiorzi, e o vice-presidente-executivo da entidade, Breno Medeiros, anunciaram a elaboração de um conjunto de propostas para o aperfeiçoamento dos instrumentos de incentivo a PD&I, a ser entregue à ABDI. A entidade propõe que mais recursos para pesquisa cheguem às empresas da cadeia produtiva de óleo e gás para o desenvolvimento de inovações e exportação de produtos desenvolvidos localmente.

Uma vez entregue à Agência, a expectativa é que o documento fundamente e reforce a atuação da ABDI como interlocutora entre a Associação e agentes públicos, com destaque para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).     

“O setor alega haver um desequilíbrio entre a pesquisa básica e a pesquisa aplicada para o desenvolvimento do setor, na alocação desses recursos”, disse Cappelli. “Vamos receber os estudos, analisá-los e continuar nessa interlocução com eles e com agentes do governo para fortalecer esse segmento”, explicou.      

Investimentos

Segundo dados da ABESPetro de 2022, os investimentos da indústria de petróleo e gás no Brasil alcançarão em torno de US$ 24 bilhões por ano, ou o equivalente a R$ 102 bilhões/ano, até 2025. Ao redor de dezenas de petroleiras, o setor reúne centenas de fornecedores responsáveis pela engenharia, fabricação, manutenção, suporte logístico, aluguel e operação das embarcações e equipamentos que as petroleiras utilizam para explorar, produzir e descomissionar seus campos de óleo e gás offshore.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas