ABDI e Anatel premiam melhores usos de Redes Privativas sem fio

ABDI e Anatel premiam melhores usos de Redes Privativas sem fio

Têm início nesta quarta-feira, 12/07, as inscrições para o Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas, concurso que selecionará, em quatro categorias, os melhores usos de redes privativas sem fio no Brasil. A parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e a Agência Nacional de Telecomunicações, cujo resultado será anunciado no dia 11 de agosto, coletará informações dos serviços utilizados para mensurar o impacto que as redes de telecomunicação voltadas a soluções específicas têm nos negócios do setor produtivo nacional.

O objetivo das duas agências é avaliar os casos de usos do espectro para redes privativas, estimular esse tipo de investimento e dar ampla divulgação aos resultados alcançados com a implementação dessas soluções, que utilizam redes como 4G, WiFi 6 e 5G. A premiação terá quatro categorias: Rede Privativa – Agro: uso para aplicações no setor de agropecuária (Agro 4.0); Redes Privativas – Indústria: uso para aplicações do setor industrial, em parque fabril (Indústria 4.0); Redes privativas – Utilities/Mineração/Óleo e Gás: uso para aplicações em serviços como distribuição de água, energia e gás, além de aplicações do setor de mineração e de extração de petróleo; e Redes privativas – Outros setores.

Para participar do concurso, a entidade que faz uso da rede privativa ou a prestadora de serviços de telecomunicações responsável pela infraestrutura e operação da rede deve responder os questionamentos que integram a Tomada de Subsídios nº 20/2023, que estará disponível no Sistema Participa, da Anatel, entre 12 de julho e 2 de agosto.

Os projetos inscritos serão avaliados por uma comissão formada por servidores da Anatel e representantes da ABDI, de acordo com critérios definidos nas Diretrizes do Prêmio. Os mais bem avaliados em cada categoria serão premiados com um Troféu de Conectividade em Redes Privativas.

As iniciativas vencedoras serão divulgadas no dia 11 de agosto de 2023. A cerimônia de premiação e entrega dos troféus está prevista para a semana de 14 a 18 de agosto de 2023.

Soluções específicas
As redes privativas podem ser definidas como redes de telecomunicação para implementação de soluções específicas, associadas ao serviço limitado privado, para operação em faixas de frequências cujas condições de uso derivam de padrões internacionais que permitem aplicações ponto-multiponto e ponto-área diversificadas. Essas redes são utilizadas por setores como o industrial, de utilities, agropecuário, de negócios, óleo e gás e para outras aplicações privadas, cujos requisitos podem divergir daqueles ofertados por redes de telecomunicações comerciais.

Para saber mais sobre as redes privativas, clique aqui.

Serviço:
Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas
Inscrições de 12 de julho a 2 de agosto

Categorias:

  • Rede Privativa – Agro: uso para aplicações no setor de agropecuária (Agro 4.0);
  • Redes Privativas – Indústria: uso para aplicações do setor industrial, em parque fabril (Indústria 4.0);
  • Redes privativas – Utilities/Mineração/Óleo e Gás: uso para aplicações em serviços como distribuição de água, energia e gás, além de aplicações do setor de mineração e de extração de petróleo; e
  • Redes privativas – Outros setores

Divulgação do resultado:11 de agosto
Cerimônia de entrega da premiação: na semana de 14 a 18 de agosto, em data exata ainda a ser definida.

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas