Em mais uma iniciativa voltada para a modernização e desburocratização do setor minerário, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) abriram nesta segunda-feira (24/3), no Espaço Data, da Agência, para a realização de um treinamento de Lean Office. Realizados em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), os encontros diários fazem parte do programa Destrava Brasil.
O primeiro dia da capacitação apresentou aos colaboradores da ANM os conceitos do Lean Office, destacando formas de aumentar a eficiência, reduzir desperdícios e otimizar processos administrativos. A filosofia, amplamente utilizada em ambientes corporativos, visa aprimorar a produtividade e a qualidade dos serviços por meio da eliminação de etapas desnecessárias e da simplificação de fluxos de trabalho. Nos próximos dias a equipe da ANM terá oportunidade de mapear processos e propor melhorias com a orientação da FDC.
Na abertura do encontro, a gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI, Vandete Mendonça, destacou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da Nova Indústria Brasil (NIB). “Um dos principais pontos da nova política industrial, a NIB, é a parte de regulação. A ideia é apoiar as agências reguladoras nas dificuldades que enfrentam para que possamos dar mais celeridade às respostas ao setor produtivo”, afirmou. A tarde de trabalho também contemplou outras atividades do projeto, como a Avaliação de Capacidade Institucional, conduzida pelos professores Paulo Roberto Araújo, Humberto Falcão Martins e Marcela Nani, da Fundação Dom Cabral.
Além do treinamento, a reunião técnica serviu como um espaço para a troca de experiências entre os especialistas da FDC e os servidores da ANM, que lidam diretamente com os processos organizacionais da Agência. A interação permitiu a coleta de impressões e desafios enfrentados no dia a dia da regulação do setor minerário, contribuindo para o aprimoramento das estratégias de modernização.

Competitividade e eficiência
A capacitação iniciada nesta segunda-feira integra o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre ABDI e ANM para agilizar processos administrativos do setor minerário promovendo, assim, maior competitividade e eficiência. Duas iniciativas norteiam as atividades em andamento: a Modernização Normativa e Administrativa e a Análise Automatizada de Projetos Inteligentes.
Com o treinamento, espera-se que a aplicação da metodologia contribua para processos mais ágeis e eficazes, beneficiando tanto os servidores da ANM quanto os agentes do setor minerário que dependem da regulamentação para operar com maior previsibilidade e competitividade.
Destrava Brasil
O programa Destrava Brasil tem como missão reduzir o Custo Brasil, tornando os processos internos das agências reguladoras mais eficientes e agilizando o atendimento às demandas do setor produtivo.
Na parceria entre a ABDI e a ANM, foram estruturados dois projetos com um investimento de R$ 10,28 milhões da ABDI. Para esse trabalho de revisão e otimização, ABDI e ANM contarão com a expertise dos profissionais e técnicos da Fundação Dom Cabral, que auxiliarão no redesenho dos fluxos, na avaliação e na modernização das normas e macroprocessos.