O desenvolvimento tecnológico do setor produtivo nacional ganhou uma importante ferramenta nesta quinta-feira (16/11), com a formalização de um Protocolo de Intenções entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Assinado pela presidente interina da ABDI, Cecília Vergara, e pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, o documento promove o intercâmbio de conhecimentos, metodologias, informações e bases de dados em atividades de competência das duas partes, com destaque ao trabalho de Avaliação da Chamada Pública CNPq n° 23/2018 – Programa Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI).
“Nossa indústria vem demonstrando a necessidade de ter dados para a tomada de decisões estratégicas. A ABDI promove, com essa junção de esforços com o CNPq, a busca dessas informações. A troca de experiências vai ajudar o nosso mercado interno a desenvolver tecnologias, a fazer a transformação digital e, consequentemente, trazer o desenvolvimento econômico e social para nosso país”, disse a presidente da ABDI, Cecília Vergara.
“Com esses dados, nós vamos poder fazer as políticas públicas necessárias para termos um desenvolvimento industrial que seja baseado no conhecimento, baseado na ciência”, destacou Galvão. “Nossa primeira proposta é de fazer o levantamento do número de doutores na indústria e isso vai ser uma informação essencial para nossa política de neoindustrialização.”
A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida, celebrou o alinhamento formalizado pela Agência e o CNPq. “A ABDI cresce muito com uma parceria como essa”. Destacou, também, a importância da conexão entre os atores envolvidos com pesquisa e desenvolvimento em favor da indústria nacional. “Isso faz com que nossos doutores, nossos pesquisadores, nossos cientistas coloquem-se à disposição para o desenvolvimento do país”.
O diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Carlos Geraldo Santana, salientou os benefícios do compartilhamento de conhecimentos entre ABDI e CNPq em favor dos diferentes segmentos da indústria nacional. “Precisamos renovar as cabeças das pessoas que estão à frente desses setores para que o Brasil venha a se desenvolver de fato e de verdade”.
Instituições de Ciência e Tecnologia
A promoção, em conjunto com o CNPq, de discussões sobre Gestão do Conhecimento, metodologias, ferramentas e tecnologia disponíveis, somada ao compartilhamento de experiências e à proposição de ações de cooperação técnica, alinha-se a Políticas Públicas voltadas à cooperação entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e o setor privado, com o aumento do desenvolvimento tecnológico e da inovação. O acordo favorece igualmente contratações para o fortalecimento de pesquisas, empreendedorismo e inovação nas ICTs por meio do envolvimento de estudantes de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial, mediante entendimentos com empresas parceiras.