ABDI e Foz do Iguaçu discutem ampliação do bairro inteligente Vila A

ABDI e Foz do Iguaçu discutem ampliação do bairro inteligente Vila A

Projeto da ABDI com município paranaense deverá integrar equipamentos do Fronteira Tech, também da Agência

O diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Carlos Geraldo Santana, e a gerente de Novos Negócios da ABDI, Vandete Mendonça, cumpriram agenda nessas quarta e quinta-feira, 30 e 31/10, em Foz do Iguaçu (PR), onde visitaram parceiros e trataram da ampliação do projeto Vila A Inteligente, implementado na cidade paranaense com participação da ABDI.

A agenda incluiu uma reunião com o prefeito de Foz, Chico Brasileiro. No encontro dessa quinta-feira, Carlos Geraldo conversou sobre os avanços do projeto, resultante da parceria entre a Agência, a prefeitura do município e o Itaipu Parquetec, anteriormente conhecido como Parque Tecnológico Itaipu (PTI).  

Instalado no bairro de Itaipu A e concebido para testar a assertividade de soluções de cidades inteligentes em um espaço urbano real, o Vila A Inteligente realiza experimentação e validação de tecnologias em benefício do bem-estar da população e proporciona geração de negócios.

“É o primeiro Sandbox de Cidades Inteligentes do país. O projeto, que também gerou o Guia de Sandbox, destinado a auxiliar municípios na implementação de áreas de experimentação de tecnologias, será ampliado por meio de uma integração de equipamentos do projeto Fronteira Tech”, explicou o diretor.   

Igualmente fruto de parceria da ABDI, desta vez com a Receita Federal e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, o projeto Fronteira Tech consistiu na instalação de um sistema inteligente de controle, monitoramento e segurança inaugurado em dezembro de 2019 na Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai, também em Foz do Iguaçu.

Parquetec

Um dia antes (30), Carlos Geraldo Santana e Vandete Mendonça visitaram o Itaipu Parquetec, ecossistema de inovação da Itaipu Binacional com o qual a ABDI mantém permanente diálogo, em anos de parceria, e que integra entidades como instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais.

“O parque é o mais completo em soluções sustentáveis para tecnologias do futuro e transição energética”, disse o diretor sobre o espaço, criado em 2003. “Promove a interação e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade, por meio de projetos e políticas de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, inovação e empreendedorismo”.