Para debater a implementação do Passaporte Digital de Produtos no país, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, reuniu-se hoje, 24, com representantes da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação. A pauta central do encontro foi a discussão sobre a viabilidade e relevância estratégica do documento para evitar barreiras não-tarifárias no comércio entre o Brasil e a União Europeia.
O Passaporte Digital de Produtos (DPP) é uma ferramenta que visa centralizar dados de sustentabilidade de mercadorias, facilitando a troca de informações ao longo da cadeia de suprimentos.
Ricardo Cappelli destacou a importância da adequação das empresas brasileiras às exigências internacionais para que essas não percam a competitividade no mercado global.
O presidente ainda destacou que os dados mostram que mais de 80% das exportações brasileiras são realizadas por grandes empresas. “Vamos chamar os setores envolvidos, iniciar um diálogo e explorar as possibilidades de adaptação e melhoria da competitividade”, afirmou Cappelli.
O gerente de Relações Institucionais da GS1 Brasil, Pedro Henrique Di Martino, ressaltou que a implementação do DPP é importante para o comércio internacional, especialmente com a União Europeia, que tem adotado critérios rigorosos de sustentabilidade para produtos importados. A ausência de um sistema padronizado de informações pode, de acordo com ele, dificultar o acesso de produtos brasileiros ao mercado europeu.
“O passaporte digital é uma plataforma de informações onde os vários atores das várias cadeias envolvidas na produção imputam informações detalhadas nessa base de dados. Então, é empoderar o consumidor e dar ferramentas para que o estado e, no caso, a comunidade europeia, possam fiscalizar”, reiterou.
A reunião contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da GS1 Brasil, Paulo Caprina, do analista sênior de Relações Governamentais, Leonardo Nunes, além do gerente da Unidade de Monitoramento e Avaliação da ABDI, Jackson De Toni, e da gerente substituta da Unidade de Fomento às estratégias ASG, Talita Daher.
Foto: Thaís Holanda/ABDI