ABDI e Ipea alinham elaboração de novo mapa da base industrial de defesa

ABDI e Ipea alinham elaboração de novo mapa da base industrial de defesa

Mapeamento anterior realizado pelas instituições data de 2017

A necessidade de atualização do mapeamento da base industrial de defesa brasileira e os entendimentos para sua elaboração foram o objeto de uma reunião nesta quinta-feira, 25/07, entre o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência, Perpétua Almeida, a presidenta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Luciana Servo, e representantes do órgão.

O encontro alinhou uma nova parceria entre ABDI e Ipea para a elaboração do novo mapa da defesa em substituição ao mapeamento anterior, de 2016, construído pelas duas instituições sobre dados de 2013.

“Esse é um caminho que estamos buscando para reposicionar a Agência nesse tema”, disse Cappelli. “Temos convicção da importância da indústria de defesa para o Brasil, seja do ponto de vista da própria indústria, seja do ponto de vista de interesses estratégicos do Brasil”.

O presidente da ABDI dimensionou, também, a larga participação do setor na cadeia produtiva. “É um desafio permanente para o país. É uma indústria que ajuda a estruturar várias cadeias”, completou, antes de propor a semana do 7 de setembro deste ano para a assinatura da parceria, sugestão aceita por Luciana Servo.       

Orçamento e exportações         

A exemplo de Cappelli, Perpétua reforçou a importância da nova ação conjunta da Agência e do Instituto na consolidação de um panorama novo e abrangente sobre a realidade da base industrial de defesa do país. “É importante termos essa parceria com vocês”, disse a diretora a Luciana Mendes. “A área de defesa é uma área importante para o país. Para qualquer um. No Brasil, ela tem um percentual significativo no orçamento e nas exportações”, reforçou.

Perpétua sugeriu a inclusão do segmento cibernético no novo mapeamento e ainda propôs a apresentação do banco de informações sobre defesa em uma plataforma eletrônica sujeita a atualizações a cada três ou seis meses.

Também estiveram presentes à reunião a analista de Produtividade e Inovação da Diretoria de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Larissa Querino, o diretor de Estudos Internacionais do Ipea, Fábio Soares, o coordenador-geral de Estudos Internacionais do Instituto, José Eduardo de Sá Brandão, e o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Pedro Silva Barros.