ABDI e Itaipu estudam sistema de compartilhamento de veículo elétrico

ABDI e Itaipu estudam sistema de compartilhamento de veículo elétrico

Modelo Twizy ficará exposto na Agência, em Brasília, como exemplo de eletromobilidade desenvolvida no país

Um carro elétrico modelo Twizy, da marca Renault, foi entregue na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) nesta quinta-feira (10). Ele ficará exposto em uma das vagas do estacionamento da Agência, exclusiva para veículos do tipo e equipada com ponto de recarga. A disponibilização do veículo é uma parceria entre a ABDI e Itaipu Binacional. O evento contou com a presença de representantes da empresa binacional.

“A ABDI poderá desenvolver modelos de negócios, aqui em Brasília, a partir da adoção da tecnologia do carro elétrico”, destaca o Diretor de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da Agência, Miguel Nery.

A ideia é desenvolver um projeto de compartilhamento de carros elétricos na capital federal. Itaipu já aplica este modelo de mobilidade urbana em seu parque desde 2016, em parceria com o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (Ceiia), de Portugal, que utiliza o Sistema de Compartilhamento Inteligente (SCI). “Esse veículo vai corroborar com a estratégia da ABDI tanto na difusão de tecnologias de veículos elétricos como na difusão de tecnologias de cidades inteligentes”, complementa Nery.

A ABDI está desenvolvendo, em conjunto com o Parque Tecnológico Itaipu, o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O local que vai servir de vitrine de tecnologias para cidades inteligentes será inaugurado no dia 16 de janeiro. Prefeitos de todo o país poderão agendar visitas e entender como as soluções podem melhorar a vida nos municípios.

Inicialmente, serão testadas cinco tecnologias: abastecimento de veículos elétricos, compartilhamento de carros e bicicletas, iluminação inteligente, monitoramento por drone e um Centro de Controle Operacional. Uma sexta tecnologia deve integrar o laboratório em breve, que é a geração de biogás com matéria orgânica (restos de alimentos ou rejeitos de animais).

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas