A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio da Diretoria de Economia Sustentável e Industrialização, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) garantiram um recurso de R$ 3,8 milhões para cooperativas no Acre. O valor será destinado para compra de kits de irrigação de plantas frutíferas, e os equipamentos serão distribuídos a cinco cooperativas de sete municípios acreanos: Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Senador Guiomard e Acrelândia.
A Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre), a maior de exportação de frutos da Amazônia, será responsável por selecionar, juntamente com seus cooperados, os produtores beneficiados. Eles contarão com o suporte técnico especializado da Secretaria Estadual de Produção e Agronegócio (Sepa) durante todo o processo.
“Eu fico muito feliz em poder ajudar o Acre e ver o governo do presidente Lula chegando àqueles que mais precisam. Esse dinheiro é uma forma de preservar a floresta em pé. Quando damos ao homem da floresta condições de sobrevivência, ele não precisa desmatar”, comentou a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida.
O diretor da Cooperacre, Manoel Monteiro, enfatizou a importância do recurso, sobretudo neste período que antecede a estiagem no Acre, época em que a irrigação da produção fica comprometida.
“Esse é um apoio que vai direto para os produtores. Eles não têm irrigação e precisam dela para produzir as frutas e, assim, aumentar a renda. Esse apoio é muito importante para que os produtores possam melhorar a produção, produzir mais para fornecer, já que nós vamos garantir a compra”, disse.
Foto: Juan Diaz