ABDI e MDIC abrem consulta pública sobre comércio eletrônico no Brasil

ABDI e MDIC abrem consulta pública sobre comércio eletrônico no Brasil

Dados coletados servirão de base para concurso que selecionará soluções inovadoras para inserção de MPMEs do Centro-Oeste, Norte e Nordeste no e-commerce
Comércio eletrônico

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançaram nesta terça-feira, 15, uma consulta pública sobre transformação digital e comércio eletrônico no Brasil. A consulta fica aberta até o dia 29 de outubro.

Os dados coletados vão servir de base para a elaboração de um edital de concurso, que visa identificar, reconhecer e premiar soluções inovadoras que contribuam para inserir empresas de micro, pequeno e médio porte das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte do país no comércio eletrônico.

Segundo dados do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional, de 2022, as regiões Sudeste e Sul concentram, respectivamente, 74% e 14,5% das vendas online, enquanto as regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste somam pouco mais de 10% do total do comércio eletrônico do Brasil.

“É uma preocupação nossa, tanto da ABDI quanto do MDIC, contribuir para a redução da disparidade regional desse modelo de comércio no Brasil. Isto porque o comércio eletrônico é um elemento de aumento de competividade das empresas e uma oportunidade de aumento de renda”, afirmou a gerente da Unidade de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa.

A gerente explica que entre os objetivos da consulta pública estão o aumento da transparência do processo de elaboração do edital, captação de sugestões que contribuam com o sucesso do processo, além de atrair possíveis participantes do concurso e parceiros estratégicos.

“Por meio dessa consulta buscamos receber informações e coletar manifestações de potenciais beneficiários e proponentes do edital, além de representantes de entidades envolvidas na discussão da transformação digital e do comércio eletrônico no país. Queremos assegurar que os critérios do edital sejam realistas, justos e aplicáveis à realidade das regiões alvo, e esses dados serão fundamentais para a estruturação do edital”, acrescentou.

Os interessados em participar da consulta pública podem acessar o formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/dpiFuVRy5y. Vale ressaltar que a identificação pessoal é opcional e os dados não serão divulgados individualmente. Os critérios, objeto da consulta pública, podem ser acessados por meio do link: https://www.abdi.com.br/consultas-publicas/

Sobre o edital

Ainda em fase de construção, o edital prevê que os interessados formem redes de inovação compostas por, no mínimo, três entidades. As propostas de soluções apresentadas deverão enquadrar-se, a princípio, em três categorias, são elas: Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos; Soluções para Entregas e Distribuição; Comunicação e Integração Digital.