ABDI e MDIC criam plataforma de informações sobre MPEs

ABDI e MDIC criam plataforma de informações sobre MPEs

Observatório da MPE contém dados sobre crédito, mercado de trabalho, abertura e fechamento de empresas, maturidade digital

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou, nesta quarta-feira (15/3), o Observatório da Micro e Pequena Empresa, fruto de convênio firmado entre a Agência e a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo (SEMPE) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A plataforma, que reúne informações sobre pequenos negócios com dados estatísticos e indicadores, foi apresentada durante evento de inauguração do Espaço Analítico Data ABDI.

O Observatório da Micro e Pequena Empresa, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), é uma plataforma na qual são disponibilizados, em um único ambiente, dados de diversas fontes relacionados aos temas de crédito, mercado de trabalho, abertura e fechamento de empresas, etc. Além disso, o Observatório apresenta dados inéditos, produzidos pela ABDI, relacionados ao processo de transformação digital das empresas. O repositório é composto por dados de diversas fontes como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Comércio Exterior, SEBRAE, Receita Federal, entre outros.

Para a gerente de Transformação Digital da ABDI, Adryelle Pedrosa, o sistema digital será essencial para oferecer aos formuladores de políticas os sinais corretos para identificar lacunas, avaliar o desempenho das MPEs nas diferentes regiões do país, comparar os indicadores do país com os de outras nações e tirar as conclusões corretas sobre como abordar os desafios identificados.

Os dados, além de auxiliar na própria formulação de políticas, ajudam a rastrear o impacto das políticas formuladas e avaliar se elas atingem os objetivos esperados. Apesar da grande quantidade de dados e estatísticas já produzida sobre MPEs, ainda é preciso garantir maior integração entre eles e maior facilidade de acesso”, afirmou Adryelle.

O chefe de gabinete da SEMPE, Alfredo Gonçalves, destacou a importância de se utilizar os dados da plataforma para avaliar as políticas públicas para as micro e pequenas empresas. “É uma fonte de informação muito relevante. Esperamos evoluir a plataforma com mais informações e mais dados, para desenhar políticas públicas mais efetivas para as MPEs, que representam 99% dos negócios atualmente”.

Conheça a plataforma: l1nq.com/observatoriompe

Números
No Brasil, existem pelo menos 22 milhões de pequenos negócios ativos. Essas empresas estão concentradas, sobretudo, mas atividades de serviços (51,6%) e comércio (28,8%). Nos últimos 30 anos, a participação dessas empresas na economia do país tem se mostrado consistente, respondendo por cerca de 30% no valor adicionado ao Produto Interno Bruto (PIB).

As pequenas empresas também exercem papel relevante na geração de empregos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), elas foram responsáveis por cerca de 15 milhões de empregos, em 2022. As MPEs contribuem, ainda, para a arrecadação tributária. Entre 2007 e 2022, a arrecadação do Simples Nacional dobrou, chegando a R$ 157 bilhões, em 2022, o equivalente a mais de 10% da arrecadação federal.

Essa contribuição aumenta à medida que aumenta também a formalização das MPEs. Segundo dados do IBGE, em 2007, apenas 11% dos empreendimentos eram formais, enquanto 89% dos negócios se realizavam informalmente. Em 2022, o IBGE apontou a existência de 54% dos negócios formalizados e 46% dos empreendimentos atuando informalmente.

Espaço Data ABDI
O Espaço inaugurado nesta quarta-feira (15/3), na sede da ABDI, irá reunir dados capazes de gerar informações para subsidiar as decisões estratégicas da Agência e obter mais assertividade na tomada de decisões. No ambiente, a alta direção e o corpo técnico da Agência terão dados como indicadores econômicos e de transformação digital, índice de maturidade das micro e pequenas empresas e do setor produtivo, resultados de pesquisa, informações sobre mercado de trabalho, além de dados internos como monitoramento orçamentário, mapa de alcance da atuação da ABDI e indicadores estratégicos e de projetos.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas