ABDI e Natura&Co fortalecem parceria em agenda de sustentabilidade

Diretora Perpétua Almeida visitou fábrica da empresa em Cajamar (SP), nesta quinta-feira (4/5)

Uma visita ao complexo da Natura&Co, em Cajamar (SP), marcou a agenda da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, nesta quinta-feira (4/5). A visitação incluiu, além de uma apresentação institucional sobre a empresa, passagens pelo centro de inovação, pela fábrica e pela Casa de Perfumaria do complexo. 

Ao longo da programação, representantes da Natura&Co apresentaram a Perpétua iniciativas do grupo destinadas à sustentabilidade, uma referência da marca. Voltadas à pesquisa, à organização de cadeias produtivas, à ampliação do relacionamento com comunidades e ao desenvolvimento de programas de impacto social e ambiental na Amazônia, as ações foram incentivadas pela diretora. “Pensar em novas tecnologias, pensar em avanços tecnológicos, tudo tem que estar interligado com as boas práticas, com a natureza, com a questão ambiental”, disse.  

Perpétua Almeida também foi informada sobre os desafios enfrentados pela Natura&Co na adoção de soluções de indústria 4.0 para ASG (Ambiental, Social e Governança), eficiência energética, monitoramento de consumo, redução de resíduos e consumo de água. 

“É um orgulho para nós, brasileiros, termos uma empresa nacional que se destacou tanto no mundo de forma positiva, de forma a ser um exemplo para fora e um exemplo para dentro”, afirmou, refletindo sobre a necessidade de se construir parcerias para que outras empresas se inspirem nas boas práticas do grupo.   

Pesquisa e Desenvolvimento  
Sem a exclusão de parcerias já firmadas entre a Natura&Co e a Agência, a expectativa de projetos futuros de Pesquisa e Desenvolvimento com foco na Amazônia em cooperação com a ABDI também foi tratada pela empresa. O tema foi bem recebido por Perpétua, que lembrou o comprometimento da Agência com o tema por meio da criação, em sua diretoria, de uma gerência destinada aos valores ASG. “Precisamos juntos montar um grupo de trabalho para vermos o que a gente pode avançar nessa área, com a Amazônia e com as demais empresas.”  

A perspectiva de novas parcerias com a ABDI também foi celebrada pela gerente senior de Relações Governamentais da Natura&Co, Isabela Dias. “Nos alegra muito saber que a ABDI conta, agora, com uma Diretoria de Economia Sustentável, que é a base da atuação da Natura. A gente quer ajudar a trazer novas ideias para essa diretoria e fomentar o desenvolvimento industrial dentro da cadeia de bioeconomia.”   

Formada por 2.300 lojas e franquias e presente em mais de 100 países, a Natura&Co tem mais de 32.000 colaboradores. Em 2022, o grupo alcançou a receita de R$ 36,3 bilhões.     
 

 

Multimídia

MetaIndústria