ABDI é parceira do 3º Fórum da Indústria Espacial Brasileira

ABDI é parceira do 3º Fórum da Indústria Espacial Brasileira

Representantes dos Estados Unidos, Europa, América Latina e Ásia discutirão uma maior integração da indústria nacional com o cenário global

Nos próximos dias 19 e 20 de novembro, São José dos Campos (SP) será palco do 3º Fórum da Indústria Espacial Brasileira, cujo objetivo é criar um ambiente de debates, troca de ideias e possibilidades de negócios para o desenvolvimento do setor espacial. Com o tema “Economia Espacial e Negócios”, o fórum discutirá os benefícios socioeconômicos gerados a partir do setor espacial e as aplicações possíveis, novos modelos de negócios aplicáveis ao setor e as conexões da tecnologia espacial com outros setores produtivos.

Promovido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o evento conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos (SAE), e do Parque Tecnológico São José dos Campos. Na quarta-feira (20), o presidente da ABDI, Igor Calvet, será moderador da mesa In and Out: As Conexões da Tecnologia Espacial. O analista de Produtividade e Inovação, Ricardo Araújo, participará da mesa de abertura.

O evento tem como público-alvo, além das instituições de governo, representantes de empresas e de startups, institutos de pesquisa, universidades, instituições de fomento e financiamento. Na edição deste ano, o Fórum contará, ainda, com a participação de representantes dos Estados Unidos, da Europa, da América Latina e da Ásia, para promover maior integração da indústria nacional com o ambiente global.

Entre os palestrantes estão a diretora da Agência Espacial Japonesa (JAXA), Masami Onoda; a diretora de vendas comerciais da Space X, Stephanie Bednarek; o diretor de Planejamento e Desenvolvimento do Kennedy Space Center (NASA), Thomas Engler; o diretor de Transporte Espacial e Licenciamento da Agência Espacial Brasileira, Eduardo Vasconcellos; consultor sênior da Euroconsult, Simon Seminari; o diretor de estudos setoriais de inovação e estrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), André Rauen; CEO da Agência Espacial do Luxemburgo, Marc Serres.

Economia espacial e negócios

O Fórum reunirá diferentes setores, usuários e fornecedores de aplicações espaciais. A Economia Espacial envolve a produção de hardware e software para lançadores, satélites e infraestrutura de solo e também a de aplicações espacial. A partir de dados e imagens satelitais, inúmeros setores produtivos são beneficiados pelos serviços de sensoriamento remoto, telecomunicações, meteorologia, posicionamento e navegação, coleta de dados.

O Fórum da Indústria Espacial Brasileira nasceu da necessidade de ter um espaço voltado para discussões do segmento industrial. Busca também contribuir para o fortalecimento de uma cadeia produtiva que envolva, além de empresas de componentes de sistemas satelitais e de lançadores, empresas com foco em aplicações espaciais e infraestrutura de solo. Os fornecedores de todos esses segmentos também são parte fundamental da cadeia produtiva do setor espacial.

Para ter acesso à programação do evento, clique aqui.

SERVIÇO

3º Fórum da Indústria Espacial Brasileira – Economia Espacial e Negócios
Dias 19 e 20 de novembro, das 9h às 17h
Parque Tecnológico São José dos Campos – SP

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas