ABDI e parceiros promovem workshop sobre Espaços de Dados no Brasil

ABDI e parceiros promovem workshop sobre Espaços de Dados no Brasil

Objetivo é realizar uma série de eventos para subsidiar projeto inédito no país

 

Em parceria com o Secretariado do Diálogo Digital Brasil-Alemanha, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) irá realizar, nesta terça-feira (4), workshop sobre data spaces – infraestrutura descentralizada que viabiliza o compartilhamento de dados entre organização e empresas em um ambiente transparente, seguro e confiável. O objetivo é discutir as perspectivas de implantação desses espaços no setor produtivo brasileiro

Para o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologia da ABDI, Bruno Jorge, os data spaces podem representar uma importante ferramenta para geração de valor e ganhos de competitividade para a indústria. Ele acredita que o momento é oportuno para iniciar as discussões porque o Brasil ainda está no estágio inicial de implementação de data spaces. “A União Europeia tem desenvolvido programas de Data Space, além de outros países, que estão evoluindo e explorando iniciativas que ajudem empresas na gestão estratégica a partir do compartilhamento de dados”

A analista de Produtividade e Inovação da Agência, Isabela Gaya, complementa que “esta iniciativa, realizada com os parceiros, tem o propósito de trazer conhecimentos e uma discussão sobre os espaços de dados e suas aplicações, além de envolver especialistas do setor produtivo para identificar oportunidades e desafios para a disponibilização desses ambientes no Brasil”.

Parceiro da ABDI na iniciativa, o representante do Secretariado do Diálogo Digital Brasil-Alemanha, Johannes Klingberg, a segurança e a confiabilidade são fundamentais para que os espaços de dados sejam cada vez mais implementados no país. "Espaços de dados são ambientes seguros e com regras transparentes para o compartilhamento de dados entre organizações. O ingrediente mais importante para que esses ecossistemas de fato decolem é confiança”, afirmou.

O workshop online é a primeira de uma série de ações que serão realizadas pela ABDI e parceiros sobre data spaces. Dois eventos presenciais irão acontecer em agosto e todos esses encontros vão render um quick-guide sobre o tema. A ABIMAQ e a ABINEE, além da NEO, apoiam a iniciativa.

Transmissão pelo YouTube da ABDI e do Diálogo Digital:

https://www.youtube.com/@ABDIgov

https://www.youtube.com/@internationaldigitaldialogues

Programação

10h: Abertura do evento (ABDI) – gerente da Unidade de Difusão de Tecnologia da ABDI, Bruno Jorge

10h05: Apresentação dos parceiros institucionais – Johannes Klingberg (GIZ Brasil) (moderador); Anita Dedding (ABIMAQ) e Israel Guratti (ABINEE)

10h10: Apresentação sobre Data Spaces (Nestor Fabian Ayala (NEO)

  • Conceito e aplicações
  • Possível impacto para diferentes setores
  • Apresentação de formulário de interesse

10h40: Perguntas e respostas

10h55: Encerramento

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas