ABDI e Parque Tecnológico de São José dos Campos promovem workshop Digitalização

Evento presencial vai reunir especialistas para apresentar informações sobre riscos cibernéticos, soluções para proteção de dados, entre out

Somente em abril de 2020, o Brasil foi alvo de mais de 60% dos ataques cibernéticos na América Latina, identificados pela empresa de cibersegurança Karpersky. No primeiro semestre de 2021, de acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), houve um crescimento alarmante de 220% nas notificações referentes a ataques cibernéticos contra empresas brasileiras.

Diante dessa situação, a Agência Brasileira de DesenvoIvimento Industrial (ABDI), no contexto do programa Cyber Solutions, em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos, realizará, no próximo dia 14, o Workshop Digitalização e Segurança da Informação, um evento presencial a ser realizado na sede do Parque Tecnológico. O objetivo da capacitação, que contará com a participação de especialistas do setor, é compartilhar informações sobre riscos cibernéticos, segurança da informação, adoção de soluções para proteção de dados e aumento da resiliência cibernética dos negócios.

“A iniciativa está dentro do escopo de atuação da ABDI, que se comprometeu apoiar o aumento da digitalização do setor produtivo. Assim, a segurança cibernética assume papel fundamental para tornar as empresas brasileiras mais digitais e, consequentemente, mais produtivas”, disse a gerente da Unidade de Projetos Especiais da agência, Cynthia Mattos.

Outros dados reforçam a necessidade urgente de discutir o tema da segurança da informação: 45% das empresas brasileiras não estão preparadas para combater crimes cibernéticos (MARSH/JLT, 2019), 56,9% das microempresas e das empresas de pequeno porte não utilizam ferramentas de segurança cibernética e apenas 21,4% delas possuem alguma solução implementada (ABDI, FGV, 2021).

Programação

09h00 – 09h10 – Abertura

Cynthia Mattos – Gerente da Unidade de Projetos Especiais da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI 

Marcelo Nunes – Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Parque Tecnológico de São José dos Campos – PTSJC

09h10 – 09h40 – Por que e como digitalizar seu negócio?

Adryelle Pedrosa – Gerente da Unidade de Transformação Digital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI

09h40 – 10h20 – Panorama da Segurança Cibernética (Brasil x Mundo)

Leidivino Natal da Silva – CEO Stefanini-Rafael

10h20 – 10h40h – Coffee Break

10h40 – 11h20 – Escalada para Segurança Cibernética

Peterson Muzeli – Diretor Regional NTSEC Sudeste

11h20 – 12h00 – Boas Práticas de Segurança da Informação: Gestão de Vulnerabilidades, Soluções Tecnológicas, de Recursos Humanos e de Gestão para Proteção de Dados, Segurança da Informação e Aumento da Resiliência Cibernética

Michele Nogueira – Professora do Departamento de Ciência da Computação – Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG)

12h00 -13h00 – Debates em Segurança da Informação: 

– Segurança perimetral

– Segurança em end-points

– Compliance de ambiente

– Políticas de Segurança da Informação

Leidivino Natal da Silva – CEO Stefanini-Rafael

Michele Nogueira – Professora do DCC/UFMG

Peterson Muzeli – Diretor Regional NTSEC Sudeste

Tiago Urrea – Analista de Produtividade e Inovação da ABDI

 

Inscrições em:  https://lnkd.in/diwmVm7H

Multimídia

MetaIndústria