A diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, reuniu-se nesta terça-feira, 30, com a conselheira da União Europeia (UE) no Brasil, Maria Buzdugan.
O objetivo do encontro foi estreitar relações entre a Agência e a UE, além de discutir sobre o Passaporte Digital de Produto, que será lançado em breve pela União Europeia.
Na ocasião, Perpétua apresentou alguns projetos de circularidade da Agência como o Recircula Brasil e o projeto de reciclagem do lodo da indústria têxtil – uma iniciativa da startup Sparen, com apoio da ABDI.
“Essa é uma reunião oficial para entendermos melhor as regras que estão sendo criadas e a legislação que está sendo aprovada nesse sentido. A ideia é que depois possamos orientar as empresas sobre como vai funcionar, de fato, esse passaporte digital”, disse a diretora.
A conselheira da UE, por sua vez, destacou a importância dessa primeira reunião para a aproximar a Agência e o Bloco. Ela também falou sobre o Passaporte ou DPP (Digital Product Passaport), que tem a premissa de reunir dados de sustentabilidade de uma mercadoria, de forma a possibilitar uma troca eficiente de informações ao longo da cadeia de suprimentos, permitindo a verificação e o gerenciamento da sustentabilidade do produto.