ABDI e governo do Paraná firmam protocolo de intenções para viabilizar encomendas tecnológicas

ABDI e governo do Paraná firmam protocolo de intenções para viabilizar encomendas tecnológicas

O documento abre caminho para o governo estadual contratar a Agência para a realização de consultoria especializada em compras públicas para inovação

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Governo do Paraná firmaram nesta terça-feira, 13, um protocolo de intenções para formalizar a cooperação entre a Agência e a Secretaria de Inovação para identificar e selecionar problemas públicos estaduais que possam ser resolvidos por meio de Encomendas Tecnológicas (ETECs). A assinatura ocorreu durante o ‘2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público’, que acontece nos dias 13 e 14 de agosto, Canal da Música, em Curitiba (PR).

As encomendas tecnológicas são compras, pelo setor público, de uma solução que não existe no mercado, mas que é demandada pela sociedade, e para a qual é necessário empreender um esforço formal de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, destacou a importância da parceria e revelou que esse é o primeiro protocolo de intenções assinado com uma secretaria estadual.

“O mundo inteiro está utilizando compras públicas como instrumento de política industrial para estimular a inovação, o desenvolvimento de novos produtos e a modernização da gestão pública. Através das encomendas tecnológicas, temos a chance de construir soluções inovadoras que atendam melhor, de forma mais rápida e eficiente, as aspirações da sociedade”, disse.

Cappelli explica que, na prática, a diferença entre uma encomenda tecnológica e uma contratação pública tradicional é o estímulo à inovação. “A forma mais fácil de explicar é comparar quando você vai em uma loja e compra uma roupa pronta ou manda fazer uma roupa sob medida. A encomenda tecnológica é uma roupa sob medida, você vai lá, tira a medida do seu problema e compra o produto perfeito, inovador, para atender aquela questão que você precisa resolver”.

Contratação de inovação pelo setor público

O objetivo do ‘2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público’ é disseminar conhecimentos sobre compras públicas para inovação e ser uma oportunidade de conexão entre os diferentes atores desse ecossistema: gestores públicos, empresários, estudantes e interessados no tema.

O seminário integra as ações da “Missão HUBTEC no Estados”, iniciativa da ABDI que tem por objetivo difundir regionalmente os instrumentos de compras públicas e capacitar gestores públicos responsáveis por compras de inovação.

O secretário de Inovação do Paraná, Alex Canziani, falou que o seminário vai além de um debate sobre encomendas tecnológicas.

A ABDI é a idealizadora do primeiro escritório de encomendas tecnológicas do Brasil – o Hubtec, que oferece orientação e consultoria aos gestores de órgãos públicos e empresas de economia mista interessados em contratar pesquisa em inovação recorrendo a tipos especiais de compras públicas.

“Nós queremos terminar esse evento já com ações prontas, ações claras, para que o estado do Paraná possa fazer compras inovadoras aqui no estado, seja através de encomendas tecnológicas, diálogos competitivos e outras maneiras que a lei prevê. Nós faremos ações e compras inovadoras, atendendo melhor aquilo que o poder público precisa e de uma forma mais rápida e com menor custo”, acrescentou.

Uma das principais palestras do primeiro dia de evento foi a do assessor especial da ABDI André Rauen, que  explicou sobre a importância de compras públicas para inovação em nível municipal, estadual e nacional, além de apresentar instrumentos que podem transformar a realidade desse tipo de aquisição, como o Hubtec.

“A ideia é a gente trazer a expertise da ABDI, no sentido de apresentar os novos instrumentos de compras públicas para inovação visando vencer o receio do gestor e promover o incentivo à inovação no serviço público. O que a gente quer é transformar a realidade do cidadão brasileiro através das compras públicas para inovação”, destacou.

Participaram da cerimônia de abertura do evento o secretário de Inovação, Alex Canziani, o procurador-geral, Dr. Luciano Borges, o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Guimarães, e o gerente de Negócios do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha.

Foto: Vitor Dias

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas