ABDI inaugura espaço analítico em sua sede, em Brasília

ABDI inaugura espaço analítico em sua sede, em Brasília

Espaço Data ABDI reunirá informações estratégicas para auxiliar nas tomadas de decisão da Agência

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial inaugurou, nesta quarta-feira (15), o Espaço Data ABDI, ambiente que reunirá dados capazes de gerar informações para subsidiar as decisões estratégicas da Agência e obter mais assertividade na tomada de decisões. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, que havia tomado posse mais cedo como presidente do Conselho Deliberativo da ABDI, conheceu o ambiente.

No espaço, a alta direção e o corpo técnico da Agência terão dados como indicadores econômicos e de transformação digital, índice de maturidade das micro e pequenas empresas e do setor produtivo, resultados de pesquisa, informações sobre mercado de trabalho, além de dados internos como monitoramento orçamentário, mapa de alcance da atuação da ABDI e indicadores estratégicos e de projetos.

Ao apresentar o novo espaço aos conselheiros empossados, o presidente da ABDI, Igor Calvet, fez uma demonstração do sistema de câmeras instaladas em Pacaraima, município em Roraima, que recebeu o projeto de Cidades Inteligentes da ABDI, em parceria com a Polícia Federal. “Parte do que vocês aprovam de adoção de tecnologias, o resultado está aqui. Se a ABDI quer ser digital, a gente tem que demonstrar dentro da Agência”.

Para Calvet, as empresas que possuem uma gestão baseada em cultura data-driven ganham inteligência de negócio e adquirem maiores insumos e argumentos para justificar suas estratégias e processos. “A ABDI estava em um processo de despertar para a cultura de dados, mas nossa expectativa, a partir de agora, é aumentar a maturidade analítica da Agência”, ressaltou.

Observatório das MPEs
Durante a inauguração do Data ABDI, foi lançado também o Observatório da Micro e Pequena Empresa, fruto de convênio firmado entre a ABDI e a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo (SEMPE) do MDIC. A plataforma, que reúne informações sobre pequenos negócios com dados estatísticos e indicadores, foi desenvolvida pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

Trata-se de um repositório onde estão disponíveis, em um único ambiente, dados de diversas fontes relacionados aos temas de crédito, mercado de trabalho, abertura e fechamento de empresas, etc. Além disso, a plataforma presenta dados inéditos, produzidos pela Agência, relacionados ao processo de transformação digital das empresas. Também estão disponíveis dados de diversas fontes como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Comércio Exterior, SEBRAE, Receita Federal, entre outros.

 

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas