ABDI inaugura espaço analítico em sua sede, em Brasília

Espaço Data ABDI reunirá informações estratégicas para auxiliar nas tomadas de decisão da Agência

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial inaugurou, nesta quarta-feira (15), o Espaço Data ABDI, ambiente que reunirá dados capazes de gerar informações para subsidiar as decisões estratégicas da Agência e obter mais assertividade na tomada de decisões. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, que havia tomado posse mais cedo como presidente do Conselho Deliberativo da ABDI, conheceu o ambiente.

No espaço, a alta direção e o corpo técnico da Agência terão dados como indicadores econômicos e de transformação digital, índice de maturidade das micro e pequenas empresas e do setor produtivo, resultados de pesquisa, informações sobre mercado de trabalho, além de dados internos como monitoramento orçamentário, mapa de alcance da atuação da ABDI e indicadores estratégicos e de projetos.

Ao apresentar o novo espaço aos conselheiros empossados, o presidente da ABDI, Igor Calvet, fez uma demonstração do sistema de câmeras instaladas em Pacaraima, município em Roraima, que recebeu o projeto de Cidades Inteligentes da ABDI, em parceria com a Polícia Federal. “Parte do que vocês aprovam de adoção de tecnologias, o resultado está aqui. Se a ABDI quer ser digital, a gente tem que demonstrar dentro da Agência”.

Para Calvet, as empresas que possuem uma gestão baseada em cultura data-driven ganham inteligência de negócio e adquirem maiores insumos e argumentos para justificar suas estratégias e processos. “A ABDI estava em um processo de despertar para a cultura de dados, mas nossa expectativa, a partir de agora, é aumentar a maturidade analítica da Agência”, ressaltou.

Observatório das MPEs
Durante a inauguração do Data ABDI, foi lançado também o Observatório da Micro e Pequena Empresa, fruto de convênio firmado entre a ABDI e a Secretaria das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo (SEMPE) do MDIC. A plataforma, que reúne informações sobre pequenos negócios com dados estatísticos e indicadores, foi desenvolvida pela Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

Trata-se de um repositório onde estão disponíveis, em um único ambiente, dados de diversas fontes relacionados aos temas de crédito, mercado de trabalho, abertura e fechamento de empresas, etc. Além disso, a plataforma presenta dados inéditos, produzidos pela Agência, relacionados ao processo de transformação digital das empresas. Também estão disponíveis dados de diversas fontes como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central, Ministério do Trabalho e Emprego, Secretaria de Comércio Exterior, SEBRAE, Receita Federal, entre outros.

 

Multimídia

MetaIndústria