ABDI integra abertura do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil

ABDI integra abertura do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil

No encontro em Bogotá, Ricardo Cappelli destaca importância da integração regional para mais de 500 empresários dos dois países

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, participou nesta quarta-feira, 17/04, em Bogotá, na Colômbia, da abertura do Fórum Empresarial Colômbia-Brasil. Cappelli integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país vizinho, marcada por reuniões bilaterais sobre temas como comércio e investimentos, desenvolvimento sustentável e cooperação amazônica, direitos humanos e agricultura familiar.

Promovido pela ApexBrasil e pela agência de promoção comercial ProColombia, o fórum reúne cerca de 500 empresários brasileiros e colombianos de diferentes segmentos. A eles, Cappelli destacou a nova fase do comércio global, impactado pelos milhares de novas políticas industriais lançadas no ano passado por diferentes países, segundo dados do FMI. “Apenas em 2023, [foram] 2.500 novas políticas industriais no mundo, 48% delas promovidas pelos Estados Unidos, pela China e pela União Europeia, com impacto em 71% do comércio global”, enumerou.   

“O comércio global está se reorganizando, as cadeias de suprimento estão se reorganizando, a gente está vivendo um novo mundo no comércio exterior e é fundamental que, nesse processo, a América do Sul reforce a sua integração e a gente possa fazer com que as nossas empresas possam crescer de mãos dadas, como disse o nosso presidente [Lula], unindo forças”, completou Cappelli, antes de anunciar a ABDI como parceira dos colombianos no Brasil.

O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial da Colômbia. Com o auxílio de mais de 70 empresas brasileiras instaladas no país andino, o comércio entre Brasil e Colômbia totalizou US$ 6,1 bilhões, em 2023. As exportações brasileiras alcançaram USD 3,8 bilhões e as importações da Colômbia, US$ 2,3 bilhões.

Abertura de novos mercados

O Fórum Empresarial Brasil-Colômbia integra um conjunto de ações do governo federal que tem por objetivo estratégico estreitar as relações comerciais entre o Brasil e os países das Américas do Sul, Central e do Caribe, com vistas à cooperação e à abertura de novos mercados.

O encontro, que será encerrado ao fim do dia com as presenças de Lula e do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, conta com mais de 20 líderes de alto nível de empresas dos dois países. Além de Cappelli, também participam do fórum o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Laudemar Aguiar Neto, entre outras autoridades dos dois países.