ABDI integra delegação do Parlamento Amazônico em missão no Peru

O objetivo da missão foi fortalecer a relação entre os países que formam a Amazônia Legal e debater o desenvolvimento sustentável da região

Representando a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a diretora de Economia Sustentável e Industrialização, Perpétua Almeida, cumpriu agendas nesta última semana nas cidades de Lima, Tarapoto e na região de San Martín, no Peru. O objetivo da missão foi fortalecer a relação entre os países que formam a Amazônia Legal e debater pautas sobre sustentabilidade e bioeconomia.

A diretora integrou a missão do Parlamento Amazônico (Parlamaz), ao lado de parlamentares e representantes de vários setores da economia, além de agências de desenvolvimento de países membros do Parlamaz, como a Bolívia, Equador, Guiama, Peru, Suriname e Venezuela.

Na terça-feira, 4, em Lima, a delegação foi recebida pela presidenta Dina Boluarte, no Palácio do Governo, onde discutiram sobre como reforçar as relações e parcerias entre os países da Amazônia Legal.

A agenda de compromissos seguiu na quarta-feira, 5, com a 8ª Sessão Ordinária do Parlamaz, em Tarapoto. As discussões trataram de temas como sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia, com destaque para a necessidade de políticas efetivas de preservação e desenvolvimento sustentável.

No mesmo dia, após os debates, o grupo visitou a Allima Cacao, um projeto em Chazuta, na região de San Martín, onde há produção sustentável de cacau.

“Foi a visita de maior destaque. Outrora dominada pelo tráfico de drogas, hoje a região é uma das maiores referências na produção de produtos medicinais e de higiene pessoal, assim como na produção de cacau sustentável. Foram as próprias mulheres, a maioria viúvas e mães, que perdiam seus maridos e filhos para o tráfico que deram outro rumo para a comunidade a partir da bioeconomia”, contou Perpétua Almeida.

Perpétua lembrou que a data da visita coincidiu com o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de maio. “No Dia Mundial do Meio Ambiente estávamos no coração da floresta, aprendendo com quem mais entende de preservação e cuida da floresta: as populações tradicionais”.

O presidente do Parlamento Amazônico, senador Nelsinho Trad, destacou a importância da missão para reforçar o compromisso do Parlamaz com a promoção de práticas sustentáveis. “Saímos daqui com novas ideias e projetos que poderão transformar a realidade das comunidades que dependem da floresta”, afirmou.

Multimídia

MetaIndústria