ABDI integra Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

ABDI integra Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Aberta nessa terça-feira, 5/11, SNTC tem estande e patrocínio da Agência

O estande da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) recebeu nessa terça-feira, 5/11, na área externa do Museu Nacional da República, em Brasília, os primeiros visitantes da 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). Aberta no início da noite em cerimônia prestigiada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e por ministros de Estado, a semana prossegue em todo o país até este domingo (10/11) com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

Com localização privilegiada na entrada do Pavilhão Central da SNCT, o estande da ABDI, que patrocina o evento, oferece aos visitantes informações sobre os diversos projetos da Agência voltados à transformação digital de micro, pequenas e médias indústrias e empresas e sobre a importância da inovação na neoindustrialização brasileira.

O espaço também oferece informações sobre eletromobilidade, ilustradas com a exposição de um modelo de carro elétrico compacto, e experiências imersivas com óculos de realidade virtual.

“Aproximar a agenda da eletromobilidade, inovação e nosso papel na indústria brasileira de estudantes e famílias de todo o país é muito gratificante. A ABDI cumpre seu papel na busca pelo desenvolvimento popularizando esse assunto”, explica o presidente da Agência, Ricardo Cappelli.

Atrativo lúdico

A expectativa da ABDI de receber e informar estudantes do Distrito Federal e de outros estados até este domingo é compartilhada pelo gerente da Unidade de Comunicação e Marketing da Agência, Bruno Trezena. “O estande da ABDI foi pensado para ser um atrativo lúdico para jovens, principalmente as centenas de estudantes que visitam a Semana. Quem visitar nosso espaço conhecerá nosso carro elétrico e poderá usar os óculos de realidade virtual”, orienta.

Foi o caso da estudante Raissa Ribeiro Miranda (na foto, de óculos, com amigos). Integrante do curso Técnico-Informático integrado ao ensino médio do Instituto Federal Goiano Campos Seres, a estudante de 18 anos repercutiu o tema da SNCT ao visitar o estande da Agência. “Uma das coisas mais interessantes que a gente pode perceber nesse tipo de evento é como a tecnologia tem se integrado a diversas áreas, e uma delas, a sustentabilidade”, disse, apontando para o carro elétrico presente no espaço cujo modelo circula na Universidade de Brasília (UnB) após doações da ABDI à instituição.  

“A presença dele na UnB foi um dos pontos que mais me chamaram a atenção. E nisso eu foco a importância de trazer mais descobertas, mais desenvolvimentos, mais inovação da tecnologia ligada principalmente à sustentabilidade dentro de universidades e instituições públicas”, completou.          

GeoParque dos Dinossauros

As atividades da SNCT são gratuitas e abertas ao público em geral. Em Brasília, o evento ocupa a área externa do Museu Nacional da República com o Pavilhão Central e espaços como Vila dos Saberes, arenas Gamer e Paralímpica e GeoParque dos Dinossauros Brasileiros.

Nesta quinta-feira (7/11), a SNCT sedia a segunda etapa do Hackaton Pop 2024, uma iniciativa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República voltada à educação midiática e ao enfrentamento à desinformação. Pelo menos 80 inscrições de equipes compostas por alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio foram selecionadas para a etapa final do desafio, que tem início às 18h.

Para conhecer a programação completa em Brasília, clique aqui. As atividades cadastradas em outras capitais estão igualmente disponíveis na página do evento.

A SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o principal evento de divulgação científica do Brasil. Criado em 2004 por meio de decreto do presidente Lula e realizado anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento ocorre em diversas cidades do país com atividades em locais públicos, escolas, universidades e unidades de pesquisa.

A escolha do tema deste ano – Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais – reflete a urgência em reconhecer, valorizar e proteger a riqueza de biodiversidade encontrada nos diversos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e o Sistema Costeiro-Marinho.

Destaca, também, a importância da preservação da riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades locais, do papel transformador das tecnologias sociais, desenvolvidas a partir desses saberes e voltadas para soluções sustentáveis e inclusivas, e da contribuição de iniciativas que integram o sistema de ciência, tecnologia e inovação no enfrentamento dos desafios enfrentados nestes biomas.

Além da ABDI, a 21ª SNCT conta com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB), do Banco do Nordeste (BNB) e da empresa Positivo.