ABDI Labs apresenta tecnologia de digitalização de moldes de injeção plástica

ABDI Labs apresenta tecnologia de digitalização de moldes de injeção plástica

A Natura participou do edital para encontrar uma solução para melhorar a comunicação entre os fornecedores e as áreas internas de cadeias de suprimentos

O Programa ABDI Labs realizou, no dia 24 de maio, mais um ambiente de demonstração, em Campinas, São Paulo. Cerca de 30 empresas puderam acompanhar a apresentação do projeto-piloto desenvolvido pela Bosch e implementado na Indústria e Comércio de Cosméticos Natura, através do edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A empresa de cosméticos apresentou os resultados do projeto ‘Monitoramento dos Moldes de Injeção da Natura’, que implementou a solução realizada pela Bosch de digitalização das modelagens com objetivo de aumentar a vida útil das ferramentas, reduzir custos de manutenção e aumentar a performance de produção.  

De forma simplificada, a Natura participou do edital ABDI Labs em busca de uma solução inovadora para uma demanda de melhoria na comunicação entre seus fornecedores e as áreas internas de cadeias de suprimentos. É o que explica o head de Qualidade e Segurança do Trabalho da Natura Brasil, Ronaldo Junior.

“Antes da implementação do sistema de monitoramento dos moldes, não tínhamos visibilidade online da situação dessas ferramentas, o que muitas vezes impactava o abastecimento dos itens de linha, por conta de falhas sistêmicas em manutenções preventivas e no controle de vida útil dos moldes. Estávamos executando manutenções corretivas com paradas não programadas, gerando altos custos nesse processo”, explicou Ronaldo.

E acrescentou: “Após a implementação, temos os dados online auxiliando os nossos fornecedores, com paradas programadas e em conjunto com o Planejamento Natura, para a realização de manutenções preventivas sem impactar no abastecimento do setor, explicou Junior. “Esses dados nos auxiliam na definição de riscos para projetos de inovação e na previsão de gastos”, destacou.

A solução

O processo de gestão de moldes era manual, via sistema off-line atualizado periodicamente pelos fornecedores. Todo o upload das informações era feito de forma manual, o que gerava falhas. A solução tecnológica executada pela Bosch veio para mudar esse cenário.

“O Tooling Monitoring permitiu a digitalização rápida, simples e efetiva dos moldes, trazendo benefícios para seu proprietário e para o produtor. Além dos moldes de injeção plástica, também pode ser aplicado em moldes de injeção de outros materiais, inclusive o alumínio, além de estampo de conformação metálica”, explicou o chefe de vendas da Bosch, Bruno Manoel.

Destaca-se que, para além dos benefícios para a Natura, a solução de transformação digital beneficiou o processo produtivo de mais três empresas fornecedoras da marca de cosméticos. Também contribuiu diretamente para a preservação do meio ambiente com a redução de consumo de recursos naturais e geração de resíduos, devido à redução da necessidade de substituição de moldes de injeção que atingiram final de vida útil.  A iniciativa reduziu, ainda, o consumo de combustíveis fósseis e as emissões de CO2 devido à diminuição de deslocamentos da indústria até seus fornecedores, além de impactar a vida dos trabalhadores com a capacitação em tecnologias inovadoras da Indústria 4.0 no chão-de-fábrica dos fornecedores.

“A parceria tecnológica entre a Bosch e a Natura é um grande exemplo de como a articulação entre pessoas engajadas em uma cultura inovadora sempre geram grandes resultados com impacto abrangente: porque o projeto tem essa visão sistêmica e de futuro, onde a solução beneficia um ecossistema e não somente a empresa demandante. Certamente um caso real de sucesso, que ficará em exposição na vitrine de soluções 4.0, do ABDI LABS”, destacou a analista de Inovação e Produtividade, Lanna Dioum.

Sobre o ABDI Labs

O Programa ABDI Labs é uma iniciativa que tem por objetivo desenvolver ambientes promotores de inovação, adoção de tecnologias da indústria 4.0 e formação de redes de conhecimento tecnológico para potencializar a transformação digital das empresas brasileiras.

Por meio de edital de concurso, o programa seleciona dez projetos-pilotos que contemplem a utilização dessas tecnologias, capazes de gerar casos práticos de uso para a construção de um roteiro de implementação e a apresentação dos projetos em ambientes de demonstração.

Após a seleção de dez parceiras tecnológicas vencedoras do edital e do desenvolvimento dos projetos-pilotos, ocorre a execução das atividades dos ambientes de demonstração das tecnologias implementadas. Cada um dos projetos selecionados recebeu R$ 200 mil para o desenvolvimento e a aplicação da iniciativa.