A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou um programa que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos-pilotos em ambientes de demonstração para testar e acelerar a adoção de tecnologias da indústria 4.0. As inscrições podem ser feitas por meio do site até o dia 16 de maio. Dia 20 de abril a ABDI vai promover um novo webinar para tirar as dúvidas. Cada um dos dez projetos selecionados receberá uma premiação de R$ 200.000,00 para seu desenvolvimento.
Para o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da ABDI, Bruno Jorge, o programa ABDI Labs vai desenvolver ambientes promotores de inovação, adoção de tecnologias da indústria 4.0 e formação de redes de conhecimento tecnológico. “Os espaços irão agregar infraestrutura e arranjos institucionais e culturais, que potencializam a transformação digital das empresas brasileiras, a partir do desenvolvimento de projetos-pilotos com a integração de tecnologias nas rotinas das empresas participantes”, explicou.
Para participar do concurso, é necessário realizar um arranjo chamado “parceria tecnológica”, no qual devem entrar: empresas industriais, beneficiárias das soluções, denominadas empresas “usuárias”; e empresas provedoras das tecnologias, as empresas “âncoras”. As empresas usuárias, que irão receber a solução tecnológica, devem propor um projeto-piloto, a partir de um caso concreto de demanda interna. Em seguida, elas buscam a empresa âncora, que é capaz de propor uma solução adequada à sua necessidade.
Os projetos-pilotos selecionados precisam apresentar um roteiro de implementação em ambientes de demonstração. Segundo o programa, ambientes de demonstração representam um conjunto de ações para a apresentação do caso de implementação da(s) tecnologia(s) habilitadora(s) na empresa usuária selecionada, que passa a ter papel de vitrine tecnológica. O projeto também deve incluir um plano de visitação presencial de 30 empresas, para que elas conheçam a solução implementada.
Ao final do concurso, a ABDI terá dez casos de sucesso de aplicação e uso das tecnologias habilitadoras, roteiros de implementação desses casos práticos, os ambientes de demonstração dos projetos, e as ações on-line de disseminação do conhecimento com as empresas participantes do concurso. Além disso, será criado um ambiente virtual como uma vitrine, disponibilizando todos os casos de usos e seus documentos.
Para tirar todas as dúvidas sobre o edital, a Agência promoveu um webinar. Perdeu o evento? Assista: