ABDI lança Calculadora 4.0 em webinar sobre demonstradores de tecnologias

ABDI lança Calculadora 4.0 em webinar sobre demonstradores de tecnologias

Encontro virtual sobre ferramentas que ilustram aplicações e viabilidade econômica de tecnologias inovadoras, nesta quarta-feira (6/12), tem inscrições gratuitas

A importância dos demonstradores de tecnologia 4.0 para a digitalização da indústria e o lançamento da Calculadora de Investimentos 4.0 pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) serão o tema, nesta quarta-feira, 6/12, de um webinar destinado a empresários interessados em introduzir novas soluções em seus negócios. Promovido pela ABDI e aberto ao público em geral, o webinar “Ambientes de Demonstração de Tecnologias e Calculadora de Investimentos da Indústria 4.0” apresentará as oportunidades geradas pelas duas ferramentas, concebidas para ilustrar as aplicações e a viabilidade econômica de tecnologias inovadoras.

O webinar terá início às 15h com a participação do gerente de Difusão de Tecnologias da ABDI e mestre em Ciência da Informação, Bruno Jorge Soares. Além de explicar como as tecnologias da Indústria 4.0 podem ser efetivamente aplicadas em desafios industriais, o encontro divulgará a inédita Calculadora de Investimentos 4.0, solução online encomendada pela ABDI ao Núcleo de Engenharia Organizacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEO-UFRGS) para orientar a indústria no processo decisório de como investir na transformação digital.

Concebida na forma de um questionário, a Calculadora será disponibilizada gratuitamente em uma landing page hospedada no website da ABDI, cujo endereço será anunciado no webinar. A apresentação da ferramenta será feita pela mestra e doutora em Engenharia de Produção Joana Siqueira de Souza, professora adjunta do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes e coordenadora do Núcleo de Economia da Produção/NECOP, ambos da UFRGS.

Os diferentes aspectos dos demonstradores de tecnologia 4.0, por sua vez, serão tratados pelo diretor do NEO e coordenador do curso de especialização em Indústria 4.0 e Transformação Digital da UFRGS, Alejandro Frank, também mestre e doutor em Engenharia da Produção e professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção e Transportes da universidade. Frank destacará os ganhos, inclusive econômicos, que as experiências com demonstradores oferecem não apenas às empresas, mas também aos ecossistemas dos quais fazem parte.

O webinar apresentará, ainda, a visão da indústria sobre os benefícios dos demonstradores. O gerente de TI da empresa Componel, instalada no Polo Industrial de Manaus, Gemilson Feitosa, falará dos caminhos que percorreu em um projeto de monitoramento de injetoras de plástico em tempo real por meio de Inteligência Artificial. Fabricante de peças técnicas injetadas para os segmentos de polo duas rodas, eletroeletrônico, linha branca e fitness, a Componel foi uma das empresas contempladas em edital da ABDI para o desenvolvimento de Testbeds.

Calculadora de Investimentos 4.0

Hospedada em um domínio próprio a ser divulgado em primeira mão no webinar e baseada em um questionário de diagnóstico cujo resultado define o perfil da empresa, a Calculadora de Investimentos 4.0 foi concebida para agilizar a análise dos montantes necessários para a implementação de novas soluções.

O participante do encontro virtual terá a oportunidade de conhecer as funcionalidades da ferramenta, cuja operação acontece à medida que o usuário responde ao questionário. Uma vez concluídas, as respostas são processadas a partir de um protocolo baseado na literatura existente, em dados econômicos do mercado e em informações de demonstradores de tecnologias 4.0 estudados em projetos industriais do Brasil.

Em sua versão de lançamento, a Calculadora tem meios disponíveis para avaliação focados no uso das tecnologias-base: Internet das coisas (IoT), computação em nuvem, big data/analytics e inteligência artificial. Quando utilizados em conjunto, os recursos permitem formular os pacotes de soluções 4.0 aplicados a três objetivos principais: Gestão da Produção, Gestão da Manutenção e Gestão Energética.

Concluídas todas as etapas, é apresentado, então, o valor do investimento necessário para aquisição das aplicações simuladas. Ao reduzir incertezas e o tempo necessário para pesquisas, a ferramenta será um importante ponto de largada das empresas no processo de transformação digital.

Demonstradores

Concebidos como um ambiente ou objeto destinado a apresentar e testar novas tecnologias, conceitos e sua aplicação prática para um público-alvo – comprovando e ilustrando, assim, sua visibilidade e aplicações –, os demonstradores de tecnologias 4.0, por sua vez, têm por objetivo difundir e massificar tecnologias inovadoras.

Cada demonstrador tecnológico tem um modelo de negócio que pode ser associado a ele com o fim de garantir o atendimento dos seus objetivos. A exemplo dos Testbeds, cujo desenvolvimento em diferentes segmentos do setor produtivo foi objeto de editais da ABDI, demonstradores como Showcase, Planta Didática, Learning Factory, Test Lab, Living Lab e Lighthouse produzem resultados reais que podem ajudar as empresas a resolverem seus problemas de produtividade, a exemplo de embaraços nas gestões energética, de produção, de manutenção e de estoque e logística.

Uma vez esclarecido como as tecnologias da Indústria 4.0 podem ser efetivamente aplicadas em desafios industriais, os demonstradores combatem as incertezas e a baixa adoção de novas tecnologias pelo setor produtivo. Auxiliam, assim, as políticas de inovação em favor do desenvolvimento, da exploração e da difusão tecnológica no país.

Webinar Ambientes de Demonstração de Tecnologias e Calculadora de Investimentos da Indústria 4.0
Data: Quarta-feira, 06/12  
Horário: 15h às 16h30.
Para se inscrever e participar, clique aqui.

Multimídia

MetaIndústria

Mais Vistas