ABDI lança curso para democratizar a metodologia BIM

Curso online e gratuito integra um dos objetivos da Estratégia Nacional BIM BR, de estimular o conhecimento e a adoção da metodologia de di

Novidade no mercado da construção. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lança, em outubro, um curso básico 100% online e gratuito em BIM (Building Information Modelling) ou Modelagem da Informação da Construção. Dividido em dois módulos, o curso Democratizando BIM estará disponível a partir do dia 26 de outubro e destina-se a todos os profissionais dos setores de Engenharia, Arquitetura e Construção (AEC). Para se inscrever, basta acessar o site e preencher o formulário.

A capacitação possui carga horária de 8 horas. O primeiro módulo, intitulado Conceituação Básica de BIM, aborda alguns conceitos como a contextualização histórica, fundamentos, normativas e cases de sucesso. O segundo módulo, Objetos BIM, traz as definições, características, classificação, nomenclatura e informações agregadas aos objetos para as diferentes Dimensões (D's) do BIM, entre outros aspectos deste tema.

As aulas, totalmente online, serão ministradas pelos professores Rafael Fernandes e Edvanio Teixeira, profissionais renomados no ecossistema de BIM brasileiro. Ao final de cada módulo, o aluno receberá o certificado de participação.

O presidente da ABDI, Igor Calvet, ressalta que a capacitação é um dos objetivos expressos na Estratégia Nacional de Disseminação do BIM BR, lançada em 2018 pelo Governo Federal. “A ABDI está empenhada na missão de estimular a transformação digital da construção. Estamos falando de um importante salto de qualidade, eficiência e sustentabilidade para o setor. O BIM é fazer mais, em menos tempo, com menos desperdício e de forma mais otimizada”, avalia Calvet. O presidente da ABDI destaca, ainda, que um dos resultados esperados da Estratégia é aumentar a produtividade das empresas da construção em 10%, até 2028, quando o BIM estiver integralmente implementado pelo ecossistema brasileiro.

Movimento voltado aos profissionais do setor de AEC, o Democratizando BIM é coordenado pela ABDI e conta com o apoio institucional de associações empresariais, como a ABRAMAT, ABECE, AFEAL, IAB, SOBRATEMA, ANFACER, entre outros parceiros. Participe desse movimento!
Faça sua pré-inscrição
Acompanhe aqui alguns artigos sobre o BIM, publicados no Blog do Sienge, parceiro institucional da ABDI.
BIM no mundo: a revolução mundial da construção inteligente
Estratégia BIM BR: prepare-se para atender o grande mercado governamental
Cursos de capacitação em BIM: saiba como está o mercado
Capacitações em BIM: saiba como se especializar

Multimídia

MetaIndústria