ABDI lança edital de autopeças

ABDI lança edital de autopeças

Mais produtividade e competitividade por meio da transformação digital. Essa é a proposta do edital do setor de autopeças lançado pela ABDI

Uma rede de inovação na qual a transformação digital chega ao elo menor. É o que propõe o edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI, voltado para o setor de autopeças, em parceria com o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). O projeto visa estimular a transformação digital na cadeia de autopeças. O edital publicado no último dia 2 de setembro foi lançado oficialmente num evento online que reuniu o presidente da Agência, Igor Calvet, e o presidente do Sindipeças, Dan Ioschpe; além do diretor do Sindipeças, Maurício Muramoto, e o gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI, Bruno Jorge.

“O lançamento desse edital, que selecionará projetos a partir da ideia de empresas âncora e fornecedoras, visa aumentar a nossa produtividade e competitividade por meio da inovação via transformação digital”, explicou o Igor Calvet. Ele destacou o cenário atual, de pós pandemia, quando houve um encolhimento do mercado. “Havia uma expectativa do setor automotivo de produção de 91 milhões de unidades e registrou-se menos de 75 milhões de unidades em 2020. Isso demonstra a necessidade de um projeto como esse e só dessa forma, por meio da economia digital, vamos conseguir competir nesse cenário”, disse.

O edital é resultado de uma cooperação técnica da Agência com o Sindipeças e destina R$ 1,2 milhão a projetos de transformação digital. Quatro, ao todo, sendo R$ 300 mil para cada projeto.  “Independentemente do valor, esse edital é uma oportunidade de replicar e de trazer cada vez mais empresas para dentro dessas iniciativas. Esses quatro projetos acabam sendo pilotos para que outras empresas possam ir na mesa trilha e promovam a aceleração da pesquisa, do desenvolvimento, da inovação e da digitalização no Brasil, avaliou Dan Ioschpe.

O objetivo principal do edital é apoiar empresas parceiras da cadeia de produção de autopeças. Os projetos terão 24 meses para serem implementados e as propostas devem partir de um grupo formado por uma empresa âncora e uma de suas fornecedoras. “O objetivo básico seria usar uma tecnologia habilitadora 4.0 para que a empresa âncora motive o seu fornecedor a entrar nesse processo, e os dois ganhem com o aumento da competitividade e produtividade”, resumiu Maurício Muramoto.

As inscrições para o edital devem ser feitas até o dia 30 de setembro. A seleção e a premiação dos classificados acontecerão em dezembro. A implementação dos projetos selecionados deve começar a partir de janeiro de 2021.

“Há também a fase de análise e acompanhamento de indicadores, muito importante para verificar a médio prazo qual o impacto da tecnologia. E também para que icentive novos projetos na área, com mais segurança. Além de facilitar o acesso da cadeia à tecnologia”, explicou Bruno Jorge.

Quer conhecer o Edital, acesse. Dúvidas ou pedidos de esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail [email protected]