A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), lança a plataforma HUBTEC, um espaço virtual que reúne informações sobre Encomendas Tecnológicas. A plataforma será lançada na próxima quarta-feira (23/09), às 10h, durante o primeiro evento do ciclo de webinares, organizado pelo Governo Britânico, pela Connected Places Catapult (UK) e pela ABDI, sobre o tema Compras Públicas de Inovação.
Na plataforma, gestores públicos e privados têm acesso a diferentes informações sobre a Encomenda Tecnológica: legislação, casos de sucesso, boas práticas, conteúdo técnico e eventos. O objetivo é ajudar a superar os desafios técnicos que surgem ao se conceber um projeto que envolve um risco tecnológico concreto. Além de informar, o HUB terá como parceiros uma comunidade de especialistas com capacidade para responder dúvidas, discutir casos semelhantes e lições aprendidas.
De acordo com a analista de produtividade e inovação da ABDI, Junia Casadei, a plataforma tem o objetivo de contribuir para a qualificação dos gestores nas competências das dimensões regulatórias, técnicas e jurídicas, possibilitando o uso do instrumento legal existente que permite realizar as encomendas tecnológicas. “Ao apoiarmos a qualificação daqueles que conduzem as ações estratégicas e a execução de políticas públicas em direção à promoção do desenvolvimento tecnológico do Brasil, explorando as oportunidades e fortalecendo o ambiente institucional em prol da acumulação de capacidades de conhecimento, estaremos em linha com a missão da ABDI”, afirma.
Para o diretor de Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Ipea, André Rauen, trata-se de uma iniciativa para estimular o uso eficiente das contas públicas como instrumento e desenvolvimento tecnológico. “O HUBTEC é um escritório virtual e espaço de armazenamento de informações e conhecimento, primeiro sobre encomendas tecnológicas que é o instrumento mais poderoso que temos na atualidade, mas depois expandiremos para compra pública de maneira geral. Nossa ideia é criar uma comunidade de práticas para fazer com que as pessoas usem o instrumento de encomenda tecnológicas para resolver os problemas concretos da sociedade”, concluiu.
ETECs
A Encomenda Tecnológica – ETEC é um tipo especial de compra pública, que não precisa de licitação, destinada a adquirir uma solução que ainda não está disponível no mercado e que exigirá esforço formal de pesquisa e desenvolvimento. As ETECs podem atuar como uma ferramenta estratégica em prol do desenvolvimento tecnológico da indústria, mas também na modernização dos governos, com efeitos positivos sobre a sociedade.
As ETECS foram empregadas no país pouquíssimas vezes. Com foco nas ETEC’s federais, André Rauen atualizou o Mapa das Encomendas Tecnológicas, que identificou 75 contratações diretas de projetos de P&D semelhantes a uma Encomenda Tecnológica realizadas entre 2010 e setembro de 2019, em todo o Brasil.
Ciclo de webinares
O ciclo de webinares, organizado pelo Governo Britânico e pela Connected Places Catapult (UK), sobre o tema Compras Públicas de Inovação tem o objetivo de fomentar a troca de experiências e um diálogo construtivo entre o Reino Unido e o Brasil sobre essa agenda. A ideia é estimular as oportunidades e parcerias que ajudem ambos os países a impulsionar a inovação e a garantir maior efetividade das políticas públicas para a sociedade.
Serviço
Data: 23/09/2020
Hora: 10h
*O link será enviado após inscrição
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Programação
Webinar 1 – 23 de Setembro
– “Compras governamentais como uma ferramenta estratégica para a gestão pública e inovação – perspectivas do Reino Unido e do Brasil”
Palestrantes:
Representante do Governo do Reino Unido – 10 min
CEO da Connected Places Catapult – Nicola Yates – 10 min
Presidente da ABDI – Igor Calvet – 15 min (Lançamento da plataforma HUBTEC)
Speaker BR – Andre Rauen – ABDI – 20 min
Speaker do Reino Unido – Malcolm Harbour CBE – 20min
Q&A – 20 min
Webinar 2 – 7 de Outubro
– “As cidades como líderes na promoção da inovação nas compras públicas”
Webinar 3 – 21 de Outubro
– “Start-ups e PMEs trabalhando junto com governos locais para promover a inovação no setor público”
Webinar 4 – 4 de Novembro
– “Compras públicas para inovação: desafios e oportunidades para questões legais e comportamentais”