O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, participou nesta terça-feira,15, em Brasília, do evento ‘DF para o Mundo’. A ABDI lançou, na ocasião, a plataforma Jornada da Produtividade, uma ferramenta voltada para aumentar a competitividade e a modernização das indústrias do Distrito Federal. O encontro foi uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a ABDI, BRB, FIBRA, SEBRAE/DF, FECOMERCIO/DF, CACB, FAPE-DF e SOFTEX.
Em sua fala, Ricardo Cappelli enfatizou a importância de Brasília como um polo de inovação e desenvolvimento para o país. “O Distrito Federal não nasceu para ser apenas uma capital burocrática do país. O Distrito Federal nasceu para dar horizonte ao Brasil, para puxar, modernizar e integrar o país. Esse, acredito, é o nosso grande desafio ao pensarmos em qualquer iniciativa aqui no Distrito Federal”, disse.
O presidente da ABDI falou sobre o imenso potencial de exportação da região e enfatizou que, por essa razão, o governo federal tem investido em programas que apoiam os empreendedores na busca por oportunidades internacionais. Ele destacou o papel da agência para estimular e orientar os empresários locais na expansão de seus negócios para o mercado global.
“Nós temos, em nosso site, todo um processo que orienta e auxilia os empresários a fazerem uma autoavaliação do seu grau de maturidade digital, do seu grau de maturidade produtiva. Isso é fundamental. Uma empresa com maturidade produtiva tem processos ajustados, é mais competitiva e apta a exportar”, explicou. Cappelli também destacou as iniciativas de inovação e neoindustrialização que a ABDI tem liderado no Distrito Federal, com o objetivo de preparar as empresas para o futuro industrial, voltado à tecnologia e sustentabilidade.
“Estamos construindo, para o ano que vem, um hub de inovação para aceleração e incubação de startups aqui no Distrito Federal, para atender a indústria. A indústria do século XXI é inovadora, sustentável e precisa de tecnologia. Não adianta querer ter uma indústria do século XX. Por isso, não é reindustrialização, é neoindustrialização, uma nova indústria que precisa surgir”, contou aos presentes.
Encerrando o evento, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, agradeceu os parceiros e reforçou Brasília como ponto estratégico para o comércio exterior.
“Este evento, que contou com a participação da ABDI e de muitos colaboradores, representa uma soma de esforços, uma sinergia que estamos criando aqui. O Distrito Federal é a cara do nosso Brasil. Com quase cinco milhões de habitantes, é a quarta região mais populosa do país. Diante desse cenário, como podemos melhorar? Nós temos que partir para uma ação ousada, corajosa, no sentido de mudar isso, porque as condições estão dadas”, disse.
Viana comentou sobre a participação do DF em exportações, ainda tímida diante do potencial da região. “O Centro-Oeste está chegando perto de 60 bilhões de dólares de exportações e o DF ainda não chegou dos 400 milhões de dólares”, apontou.
Diagnóstico de Maturidade Produtiva
Durante a tarde, as empresas tiveram acesso a conteúdo técnico, com atendimentos individualizados e experiências imersivas em ferramentas de exportação. No estande da ABDI, foi oferecido o serviço de diagnóstico de maturidade produtiva, realizado por meio de um totem interativo. Ao final da jornada, os empresários foram contemplados com o Guia de Boas Práticas Produtivas, organizado pela agência.
A gerente de Desenvolvimento Industrial da ABDI, Cecília Vergara, explicou como funciona o diagnóstico feito pelos empresários no evento.
“Com o diagnóstico, descobrimos o nível de maturidade produtiva da empresa e, a partir desse resultado, oferecemos recomendações de boas práticas que podem ser implementadas no negócio, alinhadas ao objetivo final, seja ele eficiência, confiabilidade ou qualidade do produto. Além disso, disponibilizamos vídeos na plataforma que mostram como essas práticas podem ser aplicadas no dia a dia”, informou.
Jurandir Pizani, fundador da PaneBras, é um dos empresários que participaram do evento. Referência no mercado de panificação do DF, a empresa é uma das pioneiras a explorar o mercado internacional, com a venda do pão de queijo para EUA e Canadá.
“O Distrito Federal tem um enorme potencial de crescimento. A exportação já começou a ganhar força e, a meu ver, não vai retroceder – pelo contrário, continuará em um ritmo de expansão acelerado. Com eventos como este, isso ficará ainda mais evidente, incentivando os empresários a buscarem o apoio de instituições que oferecem suporte de qualidade ao empreendedor brasileiro. Qual é o papel do empresário de Brasília? Investir de forma decisiva, focando em inovação e tecnologia. Esse é o caminho para alcançar o sucesso”, declarou.
PEIEX-DF
Durante o seminário “DF para o Mundo”, o presidente da ApexBrasil lançou o PEIEX-DF, convênio realizado por meio da Apex, em parceria com a SOFTEX, para qualificar 125 empresas da região para a exportação. A instalação de um Núcleo PEIEX no DF busca fomentar a pauta exportadora da região. O Distrito Federal apresentou tendência de crescimento das exportações nos últimos 20 anos. Os principais produtos de exportação nesta região em 2023 foram carnes de aves e suas miudezas comestíveis, e soja. Somadas, essas mercadorias responderam por mais de 75% do valor exportado no DF. No entanto, outros setores da indústria possuem potencial significativo para a exportação. São eles: alimentos e bebidas, metais e pedras preciosas, moda e serviços de tecnologia da informação.