A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) participa, de 20 a 22 de junho, em Brasília, da terceira edição do Innova Summit, evento destinado à exposição de iniciativas em inovação, negócios e empreendedorismo. Além da participação do presidente da Agência, Igor Calvet, na abertura do encontro, às 18h desta terça-feira, a ABDI estará presente no evento por meio de palestras e um estande no qual serão exibidos três de seus programas transformadores: CPIN (Compras Públicas para Inovação), VIAS (Vetor de Inovação Aberta com Startups) e Jornada Digital.
As palestras da Agência levarão ao Innova Summit os temas sustentabilidade e inovação em apresentações marcadas para os dias 21 e 22. Na primeira, às 15h30, a analista de Produtividade e Inovação da Unidade de Transformação Digital (UTD) Bruna de Castro Pereira tratará do tema “Desafio Saneamento do Futuro: Rios sem Plásticos”. No dia 22, no mesmo horário, a analista de Produtividade e Inovação Lanna Dioum, da Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT), falará sobre “Inovação Aberta: Adopt or Die!”. As duas apresentações, que se estenderão em debates no formato de painéis, acontecerão no Palco Inovação.
Em seu estande, a ABDI exibirá, ao lado de 140 startups expositoras e ao longo de toda a programação do evento, informações sobre três programas desenvolvidos por ela. Uma estrutura interativa permitirá aos interessados navegar nas plataformas do CPIN, do VIAS e do Jornada Digital com o auxílio de técnicos da Agência.
Centro de referência
A estrutura da ABDI no Innova Summit refletirá a condição da Agência de centro de referência na formulação e execução de ações destinadas ao avanço tecnológico do setor produtivo nacional, com destaque para a transformação digital. Destacará, também, sua abertura a parcerias com governos, iniciativa privada, academia, institutos de inovação e instituições de fomento. É o caso do CPIN, fruto da cooperação da ABDI com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Lançado em 2022, após um processo colaborativo que envolveu, ainda, 16 instituições, 30 atores da sociedade civil, gestores e iniciativa privada, o CPIN é a primeira plataforma destinada a compras públicas para inovação no Brasil. Seu elemento central é a Jornada de Contratação Pública para Inovação, cujo esquema visual organizado em etapas que poderão ser conferidas pelos visitantes reflete os passos que o agente público precisa seguir para realizar um processo seguro de contratação para inovação.
Nível de maturidade
Também destinado a estimular e impulsionar a inovação, o VIAS é uma iniciativa ABDI Open com foco no setor produtivo. Integra uma estratégia de inovação aberta, de difusão e adoção de tecnologias da Agência. No estande da ABDI, os interessados poderão conferir o desenvolvimento do programa em uma arquitetura totalmente gratuita disponível para que startups em qualquer estágio, empresas, indústrias, instituições públicas e privadas possam entender o nível de maturidade de seus relacionamentos e fortalecer suas estratégias de inovação aberta.
Com foco nas micro e pequenas empresas, o programa Jornada Digital, por sua vez, tem por objetivo oferecer ao negócio do pequeno empreendedor um atalho rumo à transformação digital. Por meio de sua plataforma, as empresas têm acesso a um autodiagnostico de maturidade digital, a soluções tecnológicas e a boas práticas digitais. Com o uso da ferramenta, o empreendedor pode verificar o nível de digitalização da sua empresa, repensar seu modelo de negócio e sua relação com fornecedores, clientes e concorrentes.
As apresentações dos programas desenvolvidos pela ABDI estarão disponíveis aos visitantes do Innova Summit a partir da abertura dos portões do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nesta terça-feira (20/6), às 16h. Os interessados poderão se informar e experimentar as três soluções da Agência até o encerramento do encontro, no dia 22, às 21h.